Cardeal da Silva: Curso de idiomas estrangeiros são ofertados gratuitamente para alunos da rede municipal
Falar outro idioma deixou de ser opção: tornou-se pré-requisito. Os alunos das escolas municipais de Cardeal da Silva, na região Litoral Norte da Bahia, vão iniciar os estudos da língua inglesa e espanhola após a implantação de cursos gratuitos nas instituições escolares. A iniciativa é pioneira na região baiana.
São 60 alunos beneficiados nas Escolas Cristo Rei e José Osete de Carvalho, nas turmas do 8º e 9º ano, os jovens terão a oportunidade de aprofundar os estudos sobre o idioma que tem mais identificação.
A implantação do recurso educacional, vai de encontro com a realidade no país. Segundo o censo de 2017 pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), a rede pública brasileira tem 62.250 professores de língua inglesa. Menos da metade deles (45,3%) têm formação em língua estrangeira e só 60,7% trabalham em regime efetivo. A maioria é mulher (80,1%), branca (48,9%), com média de idade de 42 anos — o que indica, segundo o estudo, que muitos se aposentarão em curto ou médio prazos. Atualmente, segundo o órgão, 1,3 milhão de estudantes brasileiros não têm aulas de inglês nas escolas.
A titular da pasta da Educação, Janice Ferreira destaca a sensibilidade do grupo pedagógico em efetivar a ação para estimular permanentemente os alunos a respeitarem diferentes culturas e ampliar a visão de mundo. “Esse investimento, é sem dúvida, o resultado de um planejamento estratégico visando complementar a formação, além da grade escolar articulada pelo Ministério da Educação. Os profissionais acompanham a rotina dos estudantes e a capacidade de ampliar os horizontes com enriquecimento do conhecimento para esses jovens”.
O gestor da cidade, Branco Sales (PP) afirma que ser um cidadão global vai além de falar um segundo idioma. “Diz respeito à habilidade de convivência com diferentes nacionalidades, capacidade de transitar por ambientes multiculturais e ao desenvolvimento do respeito mútuo. A oferta dos cursos atende uma necessidade do mercado de trabalho, aumentando as chances de inserção profissional para os alunos”.
Outras notícias

Marcell Moraes defende investimentos no kart para impulsionar esporte e economia em Salvador
14 de Agosto de 2025

Samuel Júnior defende postura responsável da oposição em debates sobre segurança após posicionamento de Jerônimo
12 de Agosto de 2025

Cardeal da Silva anuncia implantação de 20 casas populares em parceria com o Ministério das Cidades
11 de Agosto de 2025

Samuel Jr. fala em “ditadura do Judiciário” após prisão domiciliar de Bolsonaro e cobra reação da sociedade
07 de Agosto de 2025

Tainara Ferreira comenta ataques a Lucas Pizane e critica silenciamento de homens vítimas de assédio
07 de Agosto de 2025Coautora do livro 'O Futuro das Novas Masculinidades', especialista explicou em vídeo sobre os impactos desses atos na sociedade, independente do gênero.

Do amor à indecisão 09 de Março de 2018

TSE mantém multa contra campanha de Bolsonaro por fake news 21 de Junho de 2023

Advogado de Lula pede que juiz reconsidere acesso a sistema da Odebrecht 05 de Setembro de 2019

Especialista defende secretário de Cultura de Salvador e questiona fãs de Claudia Leitte sobre postura racista 18 de Dezembro de 2024
