Prefeitura inicia capacitação de servidores para atuação no resgate de animais em situações de desastre

O curso de capacitação promovido pelo GRADE Brasil prevê o ensino de diversas práticas para atuação técnica em situações de emergência, risco e desastres

    A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Sustentabilidade e Resiliência (Secis) e da Defesa Civil de Salvador (Codesal), iniciou nesta segunda-feira (16), o curso de capacitação para os servidores que irão atuar no resgate de animais em situações de emergência e risco em Salvador. O Grupo GRAD Brasil é responsável por realizar o treinamento, que envolve dezenas de profissionais da Secis e Codesal.

O curso de capacitação promovido pelo GRADE Brasil prevê o ensino de diversas práticas para atuação técnica em situações de emergência, risco e desastres, a exemplo de desmoronamentos, incêndios, entre outros. Para isso, um detalhado plano de ação elaborado coletivamente já está em prática, com o mapeamento das áreas de risco da capital baiana. “Realizamos hoje a primeira etapa da capacitação, vistoriamos áreas de riscos em localidades diversas para mapear as prioridades, e seguiremos com novas etapas do curso”, afirmou Marcelle Moraes, titular da Secis.

Conforme à gestora, não tem como falar de meio ambiente sem falar de proteção animal e saúde única. “Esta é uma iniciativa piloto, e a intenção da Secis é que sejamos referência no trabalho de resgate de animais em áreas de risco e situações de emergência, para ampliação da assistência a eles em circunstâncias de vulnerabilidade, com equipe técnica capacitada para atuar em diferentes situações”, destaca.
A parceria firmada entre a Secretaria Municipal de Sustentabilidade e Resiliência (Secis), Defesa Civil de Salvador (Codesal) e Grupo GRAD Brasil, especialista em resgatar e assistir animais em circunstâncias de vulnerabilidade em desastres, quer possibilitar o trabalho técnico com eficiência e qualidade no resgate e acolhimento de animais em situações de risco, emergência e desastres. 

Grupo – O Grupo de Resgate de Animais em Desastres – GRADE Brasil é formado por 60 membros voluntários, entre médicos veterinários, biólogos, oceanógrafos, analistas de sistemas, administradores, zootecnistas, bombeiros civis, acadêmicos de Medicina Veterinária e auxiliares de várias partes do país. O objetivo é promover ajuda humanitária aos animais em circunstâncias de vulnerabilidade em desastres, com equipe técnica qualificada e capacitada para atuar em diferentes situações.

Outras notícias

POLÍTICA

Marcell Moraes defende investimentos no kart para impulsionar esporte e economia em Salvador

14 de Agosto de 2025

POLÍTICA

Samuel Júnior defende postura responsável da oposição em debates sobre segurança após posicionamento de Jerônimo

12 de Agosto de 2025

CIDADE

Cardeal da Silva anuncia implantação de 20 casas populares em parceria com o Ministério das Cidades

11 de Agosto de 2025

POLÍTICA

Samuel Jr. fala em “ditadura do Judiciário” após prisão domiciliar de Bolsonaro e cobra reação da sociedade

07 de Agosto de 2025

EDUCAÇÃO

Tainara Ferreira comenta ataques a Lucas Pizane e critica silenciamento de homens vítimas de assédio

07 de Agosto de 2025

Coautora do livro 'O Futuro das Novas Masculinidades', especialista explicou em vídeo sobre os impactos desses atos na sociedade, independente do gênero.

Ver mais

Do amor à indecisão 09 de Março de 2018

TSE mantém multa contra campanha de Bolsonaro por fake news 21 de Junho de 2023

Advogado de Lula pede que juiz reconsidere acesso a sistema da Odebrecht 05 de Setembro de 2019

Especialista defende secretário de Cultura de Salvador e questiona fãs de Claudia Leitte sobre postura racista 18 de Dezembro de 2024

Consultora racial aponta hipocrisia em esposa de Paquetá sobre caso em Salvador: “dorme com um investigado” 24 de Novembro de 2024