‘Dia do Orgulho Autista’: Câmara de Salvador votará proposta para criação de banheiros inclusivos para população autista
A Câmara Municipal de Salvador analisa o projeto de lei 83/2022 para votação que determina a criação de banheiros inclusivos para a população autista em locais de grande circulação, além de instituições de ensino de qualquer nível. A proposta sinaliza o avanço dos direitos das pessoas com algum grau do Transtorno do Espectro Autista (TEA).
No próximo sábado (18), é celebrado em todo o mundo do Dia Mundial do Orgulho Autista, que chama a atenção a disseminação de informações sobre as características únicas das pessoas com autismo. O distúrbio de neurodesenvolvimento que se manifesta através da dificuldade de interação social, comportamentos repetitivos e desenvolvimento atípico. Segundo dados da CDC (Center of Deseases Control and Prevention), existem mundialmente um caso de autismo para cada 100 pessoas, e baseado neste cálculo é mensurado que atualmente no Brasil vivem cerca de 2 milhões de autistas.
O autor do projeto da Casa Legislativa da capital baiana, Joceval Rodrigues (Cidadania) afirma que é inadmissível não lutar por adequações que atendem a todos enquanto sociedade. “Datas como essas fortalecem a reflexão e a compreensão sobre as especificidades do espectro das pessoas com autismo. Também chamam a atenção sobre as condições que a nossa sociedade e o nosso Estado oferecem a essas pessoas e suas famílias. Não há mais espaço para atitudes exclusivas com ninguém. Temos recursos e tecnologias que nos colocam na posição de sermos responsáveis para o bem-estar do próximo, coloquei à disposição esse projeto e pretendo seguir adiante pela causa, não só em Salvador, mas em toda a Bahia”.
O projeto segue em tramitação na Câmara Municipal de Salvador para sanção.
Dia Mundial do Orgulho Autista
Criada em 2005, a comemoração tem a intenção de demonstrar à sociedade que o autista não tem uma doença, mas apenas apresenta condições e características especiais que trazem desafios e também recompensas aos seus familiares e à comunidade.
O autismo é um transtorno de desenvolvimento que leva a um deficit, em maior ou menor grau, em pelo menos uma das seguintes áreas: interação social, comunicação e comportamento. Não tem causa definida ou conhecida, mas já se sabe que influências genéticas e ambientais, ainda no desenvolvimento do bebê, desde o útero, podem estar ligadas ao diagnóstico.
Outras notícias

Marcell Moraes defende investimentos no kart para impulsionar esporte e economia em Salvador
14 de Agosto de 2025

Samuel Júnior defende postura responsável da oposição em debates sobre segurança após posicionamento de Jerônimo
12 de Agosto de 2025

Cardeal da Silva anuncia implantação de 20 casas populares em parceria com o Ministério das Cidades
11 de Agosto de 2025

Samuel Jr. fala em “ditadura do Judiciário” após prisão domiciliar de Bolsonaro e cobra reação da sociedade
07 de Agosto de 2025

Tainara Ferreira comenta ataques a Lucas Pizane e critica silenciamento de homens vítimas de assédio
07 de Agosto de 2025Coautora do livro 'O Futuro das Novas Masculinidades', especialista explicou em vídeo sobre os impactos desses atos na sociedade, independente do gênero.

Do amor à indecisão 09 de Março de 2018

TSE mantém multa contra campanha de Bolsonaro por fake news 21 de Junho de 2023

Advogado de Lula pede que juiz reconsidere acesso a sistema da Odebrecht 05 de Setembro de 2019

Especialista defende secretário de Cultura de Salvador e questiona fãs de Claudia Leitte sobre postura racista 18 de Dezembro de 2024
