Projeto de Lei em Salvador visa tornar obrigatório a reserva de 30% das vagas com requisito habilitação para mulheres e
Os homens representam 73% do efetivo de motoristas de ônibus na capital baiana
Tramita na Câmara Municipal de Salvador, o Projeto de Lei que visa tornar obrigatório a reserva de 30% das vagas de emprego que tenham como pré-requisito habilitação de categoria A, D e/ou E, para mulheres que atendam esse exigência, sendo 1/3 dessas vagas para as mulheres que estão em liberdade após cumprir pena prisional.
O PLE-153/2022 foi criado no ano de 2022 pelo vereador Joceval Rodrigues (Cidadania). De acordo com o parlamentar existe essa necessidade de políticas que proporcione a total inclusão das mulheres em todas as áreas. “É dever de nossa sociedade que estejamos empenhados em desenvolver políticas possibilitando a maior inclusão das mulheres em todos os ofícios, ocupando todos os espaços. Meu dever como vereador é promover isso através de Lei. ” concluiu o edil.
De acordo com dados divulgados pelo Detran no ano de 2019, apenas 747.461 mulheres trabalhavam como motoristas na cidade de Salvador, em contrapartida os homens representavam 73,3% do efetivo, sendo o total de 2.054.958 homens no cargo. No ano de 2020 apenas 6% do efetivo de motoristas por aplicativo eram mulheres.
Ao ser aprovada, a Lei promoverá o aumento de mulheres ocupando cargos que eram tidos eminentemente para homens, promovendo assim a integração dessas, nas mais diversas áreas de atuação, além de possibilitar que ex-presidiárias possam trabalhar, regenerando e reintegrando essas mulheres na sociedade.
Quando vigente, as empresas precisaram se adequar às regras desta Lei, sendo aplicado multa entre R$ 2.000,00 (dois mil) ) e R$ 5000,00 (Cinco mil reais) a ser graduada de acordo com a gravidade da infração, o porte econômico do infrator.
Outras notícias

Marcell Moraes defende investimentos no kart para impulsionar esporte e economia em Salvador
14 de Agosto de 2025

Samuel Júnior defende postura responsável da oposição em debates sobre segurança após posicionamento de Jerônimo
12 de Agosto de 2025

Cardeal da Silva anuncia implantação de 20 casas populares em parceria com o Ministério das Cidades
11 de Agosto de 2025

Samuel Jr. fala em “ditadura do Judiciário” após prisão domiciliar de Bolsonaro e cobra reação da sociedade
07 de Agosto de 2025

Tainara Ferreira comenta ataques a Lucas Pizane e critica silenciamento de homens vítimas de assédio
07 de Agosto de 2025Coautora do livro 'O Futuro das Novas Masculinidades', especialista explicou em vídeo sobre os impactos desses atos na sociedade, independente do gênero.

Do amor à indecisão 09 de Março de 2018

TSE mantém multa contra campanha de Bolsonaro por fake news 21 de Junho de 2023

Advogado de Lula pede que juiz reconsidere acesso a sistema da Odebrecht 05 de Setembro de 2019

Especialista defende secretário de Cultura de Salvador e questiona fãs de Claudia Leitte sobre postura racista 18 de Dezembro de 2024
