Projeto tramita na Câmara de Salvador para ampliar acessibilidade de pessoas com nanismo
Está em tramitação na Câmara Municipal de Salvador, o projeto de lei 187/202, que amplia a acessibilidade de pessoas com nanismo em diversos segmentos da sociedade como comércio, educação, saúde e outros. O texto propõe que as edificações e mobiliários dos espaços públicos e privados sejam adaptados para esse público, segundo as regras previstas na Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).
O vereador e autor da proposta, Joceval Rodrigues (Cidadania) reforça que não se trata apenas de mudanças físicas, mas intervenções que vão garantir autonomia, segurança, conforto e dignidade para as pessoas com nanismo. As barreiras são inúmeras: dificuldade para alcançar o painel do elevador; bebedouros muito altos; balcões onde os atendentes não conseguem enxergar o cliente com nanismo e banheiros sem acessibilidade. Além do preconceito, olhares julgadores, comentários preconceituosos e risadas.
“Essas pessoas ainda são discriminadas pela sociedade de uma forma geral, não tendo chances de empregos em igualdade perante pessoas que não possuem nanismo. Ainda é muito tímida a indignação da sociedade de uma forma geral, por isso temos de iniciar todo um processo de conscientização provocando os poderes públicos”, explica Rodrigues.
Entenda
Nanismo é uma denominação genérica para alguns distúrbios que provocam o baixo crescimento das pessoas, em comparação com o crescimento médio da população. Os tipos de nanismos normalmente têm causas genéticas e podem ou não ser hereditários. O termo “nanismo” é usado para designar pessoas que possuem baixa estrutura grave, elas podem chegar a medir na idade adulta até 1,40 m e uma mulher até 1,35.
Outras notícias

Marcell Moraes defende investimentos no kart para impulsionar esporte e economia em Salvador
14 de Agosto de 2025

Samuel Júnior defende postura responsável da oposição em debates sobre segurança após posicionamento de Jerônimo
12 de Agosto de 2025

Cardeal da Silva anuncia implantação de 20 casas populares em parceria com o Ministério das Cidades
11 de Agosto de 2025

Samuel Jr. fala em “ditadura do Judiciário” após prisão domiciliar de Bolsonaro e cobra reação da sociedade
07 de Agosto de 2025

Tainara Ferreira comenta ataques a Lucas Pizane e critica silenciamento de homens vítimas de assédio
07 de Agosto de 2025Coautora do livro 'O Futuro das Novas Masculinidades', especialista explicou em vídeo sobre os impactos desses atos na sociedade, independente do gênero.

Do amor à indecisão 09 de Março de 2018

TSE mantém multa contra campanha de Bolsonaro por fake news 21 de Junho de 2023

Advogado de Lula pede que juiz reconsidere acesso a sistema da Odebrecht 05 de Setembro de 2019

Especialista defende secretário de Cultura de Salvador e questiona fãs de Claudia Leitte sobre postura racista 18 de Dezembro de 2024
