Atividade turística na Bahia teve pior desempenho da região Nordeste
A Pesquisa Mensal de Serviços (PMS) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgada na quinta-feira (14), apresentou separadamente os resultados relacionados às atividades turísticas em novembro do ano passado comparado ao mesmo período em 2014.
A Bahia teve o pior desempenho na região Nordeste e a quarta maior queda do país, de acordo com os dados. Com recuo de 5,7% nas atividades, o estado ficou à frente apenas do Espírito Santo (-10%), Santa Catarina (-8,1%) e Paraná (-6,2%). O Ceará registrou queda de 3,6%, sendo o segundo pior estado do Nordeste.
Estados como Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro e São Paulo, que também tem grande concentração turística, tiveram recuos de 4,4% 2,5% e 2,4% respectivamente. Os resultados regionais ocasionaram na retração de 1,9% do setor no país, de -2,2% no resultado acumulado do ano e também de -2,2% na taxa acumulada dos últimos 12 meses.
Os melhores resultados foram apresentados pelo Distrito Federal (5%), Goiás (3,2%) e Pernambuco (2,8%), que teve o melhor desempenho na região Nordeste, segundo as Unidades da Federação selecionadas. Minas Gerais não apresentou variação.
Da Redação|Bahia25Horas