Sustentabilidade: Salvador participa da 16ª Semana de Capacitação Regional do Mercocidades na Argentina


Salvador marcou presença na 16ª Semana de Capacitação Regional do Mercocidades, realizada na Argentina, entre os dias 16 e 19 de agosto. A capital baiana foi representada pela Secretaria Municipal de Sustentabilidade e Resiliência (Secis), através da Diretora de Resiliência da pasta, Tainara Ferreira. Na ocasião, a gestora apresentou um projeto para implantação do Centro de Compostagem em Salvador, em parceria com a LIMPURB.

 

A Secis planeja implantar o Centro de Compostagem em Salvador no antigo aterro de Canabrava, voltado para o reaproveitamento de resíduos orgânicos. Esse será o 1º centro de resíduos orgânicos que acoplará atividades socioeducativas voltadas para mulheres, mulheres trans e comunidade local. “Foram 4 dias de muito aprendizado e reformulação de nossas propostas por meio das quais, junto com outras municipalidades de países como Uruguai, Chile, Equador e outras capitais do Brasil como Rio de Janeiro, Niterói, São Paulo, Brasília e São Leopoldo pudemos discutir nossas iniciativas, ressignificar nossos objetivos e firmar pactos de cooperação técnica”, destacou Tainara Ferreira.

 

Nessa capacitação serão escolhidos os 03 melhores projetos pelo Mercocidades, e o empenho da Secis e LIMPURB será para que nesses 02 meses no qual as etapas continuarão de forma remota, a pasta alcance a união de esforços para reformulação do projeto, com objetivo de lograr êxito e conseguir ter a iniciativa soteropolitana selecionada, e assim contar com a parceria para o desenvolvimento, junto a cooperação técnica do Mercocidades. 

 

A titular da Secis, Marcelle Moraes, salienta que a participação da pasta no evento internacional é uma iniciativa importante no sentido de contribuir com a construção da cooperação Sul- Sul (processo de articulação política e de intercâmbio econômico, científico, tecnológico, cultural e em outras áreas entre países em desenvolvimento, para fins de promover o desenvolvimentosustentável). “Salvador está empenhada em contribuir e aprender com experiências e ações de níveis internacionais, voltadas para a sustentabilidade, equidade e resiliência”, disse.

 

Promover a identidade e a integração regional para garantir o desenvolvimento das cidades e o bem-estar na América do Sul é a missão do Mercocidades.

Outras notícias

POLÍTICA

Salvador pode ganhar hortas comunitárias e escolares para cultivo de cogumelos e incentivo à alimentação saudável

15 de Agosto de 2025

POLÍTICA

Marcell Moraes defende investimentos no kart para impulsionar esporte e economia em Salvador

14 de Agosto de 2025

POLÍTICA

Samuel Júnior defende postura responsável da oposição em debates sobre segurança após posicionamento de Jerônimo

12 de Agosto de 2025

CIDADE

Cardeal da Silva anuncia implantação de 20 casas populares em parceria com o Ministério das Cidades

11 de Agosto de 2025

POLÍTICA

Samuel Jr. fala em “ditadura do Judiciário” após prisão domiciliar de Bolsonaro e cobra reação da sociedade

07 de Agosto de 2025

Ver mais

Do amor à indecisão 09 de Março de 2018

TSE mantém multa contra campanha de Bolsonaro por fake news 21 de Junho de 2023

Advogado de Lula pede que juiz reconsidere acesso a sistema da Odebrecht 05 de Setembro de 2019

Especialista defende secretário de Cultura de Salvador e questiona fãs de Claudia Leitte sobre postura racista 18 de Dezembro de 2024

Consultora racial aponta hipocrisia em esposa de Paquetá sobre caso em Salvador: “dorme com um investigado” 24 de Novembro de 2024