SECIS inicia treinamentos presenciais para moradores da capital que desejam implantar hortas domiciliares
A Prefeitura de Salvador, por meio da Secretaria de Sustentabilidade e Resiliência, capacitou os 100 contemplados para implantação e manutenção de hortas domiciliares. O treinamento aconteceu no último sábado (27), de forma híbrida, tanto presencialmente quanto online.
A ação faz parte do projeto Horta em Casa e visa estimular os moradores da capital baiana a cultivar hortaliças para o próprio consumo. Os participantes – inscritos previamente no projeto – já haviam sido beneficiados com um kit com todos os utensílios necessários para iniciar o plantio.
O material é composto por uma jardineira retangular plástica de 45 cm, quatro mudas de hortaliças, oito quilos de terra vegetal adubada, dois quilos de argila expandida, 0,5 m² de manta de bidim, uma pá de plástico pequena e um borrifador pequeno. Essa foi a primeira capacitação presencial realizada desde a implantação do programa na cidade.
“Ficamos muito felizes em iniciar os treinamentos presenciais. Cada vez mais pessoas tem sentido a necessidade de manter uma alimentação mais saldável e, além disso, manter hábitos de vida mais sustentáveis. O projeto Horta em Casa estimula essas duas práticas. Além disso, promove uma conexão das pessoas com a terra”, explicou Marcelle Moraes, titular da SECIS.