Salvamar registra 53 ocorrências nas praias no fim de semana
A Coordenadoria de Salvamento Marítimo (Salvamar) registrou 53 ações de resgate nas praias da orla de Salvador, no trecho que compreende desde o Jardim de Alah até Ipitanga, durante o final de semana e o feriado do Dia do Comerciário, comemorado na última segunda-feira (17). Na lista das praias mais perigosas e com maiores índices de afogamento estão Jaguaribe (16), Stella Maris (12), Aleluia (6), Jardim de Alah (6), Piatã (5), Catussaba (4), Ipitanga (3), Corsário (2) e Itapuã (2). Além dos salvamentos, a Salvamar localizou 13 crianças perdidas e realizou 1.048 ações preventivas para orientar os banhistas.
O coordenador da Salvamar, Kailane Dantas, explica que com a chegada da primavera e a consequente prevalência de dias ensolarados e praias cheias, é importante adotar alguns cuidados para evitar afogamentos. “As praias têm ficado cheias e sabemos que será assim até o final do verão. Por isso, é preciso se manter vigilante à sinalização, assim como ter um olhar especial com crianças e idosos. Vimos as praias muito cheias no feriado de ontem (17), então é importante ter atenção", destaca. Para garantir a segurança, agentes do órgão atuam na orla e promovem rondas volantes.
Atenção à sinalização – Para melhor orientar o banhista, a Salvamar distribui bandeiras para alertar os trechos considerados mais perigosos. As sinalizações são indicativos da condição do mar para o dia. A bandeira vermelha representa mar muito agitado e indica a impossibilidade de mergulho no trecho demarcado, devido ao risco elevado de afogamento.
Já a bandeira amarela simboliza atenção na hora do banho, mas que o banhista tenha noções de nado e respeite as orientações dadas pelos salva-vidas. Por fim, a bandeira verde indica que o local é apropriado para banho, sem restrições.
A Salvamar alerta também para que os banhistas procurem um mirante do órgão ao chegarem na praia e não descuidem das crianças. É necessário, ainda, que os cidadãos evitem o banho de mar caso consumam bebidas alcoólicas, e que não avancem na água se passar do nível do umbigo.
Outras notícias

Salvador pode ganhar hortas comunitárias e escolares para cultivo de cogumelos e incentivo à alimentação saudável
15 de Agosto de 2025

Marcell Moraes defende investimentos no kart para impulsionar esporte e economia em Salvador
14 de Agosto de 2025

Samuel Júnior defende postura responsável da oposição em debates sobre segurança após posicionamento de Jerônimo
12 de Agosto de 2025

Cardeal da Silva anuncia implantação de 20 casas populares em parceria com o Ministério das Cidades
11 de Agosto de 2025

Samuel Jr. fala em “ditadura do Judiciário” após prisão domiciliar de Bolsonaro e cobra reação da sociedade
07 de Agosto de 2025

Do amor à indecisão 09 de Março de 2018

TSE mantém multa contra campanha de Bolsonaro por fake news 21 de Junho de 2023

Advogado de Lula pede que juiz reconsidere acesso a sistema da Odebrecht 05 de Setembro de 2019

Especialista defende secretário de Cultura de Salvador e questiona fãs de Claudia Leitte sobre postura racista 18 de Dezembro de 2024
