CCZ inspeciona embarcações da Colônia de Pescadores do Rio Vermelho

Agentes de combate às endemias do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), vinculado à Secretaria Municipal da Saúde (SMS), inspecionaram nesta quinta-feira (17) a Colônia de Pescadores Z1, no Rio Vermelho. O trabalho, que faz parte da Semana Nacional de Combate às Endemias, viabilizou o exame em dezenas de embarcações alocadas nas imediações da praia do bairro.

Com as fortes chuvas que caíram nos últimos dias na capital baiana e aproximação do verão, o CCZ tem focado em equipamentos e localidades com grande acúmulo de água, a fim de minimizar os riscos de proliferação do mosquito Aedes aegypti, causador da dengue, zika e chikungunya. Durante as inspeções zoosanitárias, os agentes de endemias fiscalizam e tratam os pontos estratégicos.

As abordagens acontecem quinzenalmente e têm como objetivo identificar os pontos críticos e eliminar os focos de criadouros num curto espaço de tempo para evitar o crescimento dos casos das arboviroses. Além disso, é realizado um trabalho de conscientização entre trabalhadores e comerciantes dos locais, com a distribuição de panfletos e cartazes, alertando a população sobre a importância dos cuidados preventivos contra o Aedes.

De acordo com a subcoordenadora de Arboviroses do CCZ, Cristina Guimarães, equipamentos a exemplo de embarcações e similares são potenciais criadouros do Aedes e devem ser observados com cautela. “Vamos visitar todas as colônias de pescadores da cidade e, ao final das visitas, entregamos um relatório enfatizando o cuidado que eles devem ter para evitar o acúmulo de água e proliferação do mosquito. Aqui os agentes observam as embarcações e caso encontrem algum foco, eles fazem a coleta e remoção”, explicou.

Para Edvanilton Bispo, um dos pescadores da região, a presença da equipe do CCZ transmite mais segurança para os trabalhadores. “A gente trabalha aqui há muito tempo, sabemos que todo o cuidado é necessário, mas infelizmente nem todo mundo colabora. Então, quando o pessoal das endemias chega e conversa, as pessoas entendem que precisam fazer a parte delas e isso gera mais segurança e saúde para todos nós”, contou.

Alerta – O secretário da SMS, Décio Martins, reforça a importância do combate ao mosquito, principalmente nesse período em que o verão está se aproximando, onde há aumento do calor e das chuvas rápidas. “Com a proximidade do verão, os riscos de proliferação do Aedes aumentam. Sendo assim, ações preventivas e de combate estão sendo reforçadas pelo Centro de Controle de Zoonoses. Mas precisamos também da colaboração da população, para que evitem possíveis criadouros do mosquito”, enfatiza o gestor.

Em paralelo a essas ações, os agentes do CCZ continuam realizando as visitas domiciliares de rotina em todos os bairros da capital. As atividades diárias seguem o cronograma normal atendendo os chamados da população. Para solicitar os serviços prestados pelo CCZ, o munícipe deverá entrar em contato por meio do telefone 156 (Fala Salvador).

Outras notícias

POLÍTICA

Salvador pode ganhar hortas comunitárias e escolares para cultivo de cogumelos e incentivo à alimentação saudável

15 de Agosto de 2025

POLÍTICA

Marcell Moraes defende investimentos no kart para impulsionar esporte e economia em Salvador

14 de Agosto de 2025

POLÍTICA

Samuel Júnior defende postura responsável da oposição em debates sobre segurança após posicionamento de Jerônimo

12 de Agosto de 2025

CIDADE

Cardeal da Silva anuncia implantação de 20 casas populares em parceria com o Ministério das Cidades

11 de Agosto de 2025

POLÍTICA

Samuel Jr. fala em “ditadura do Judiciário” após prisão domiciliar de Bolsonaro e cobra reação da sociedade

07 de Agosto de 2025

Ver mais

Do amor à indecisão 09 de Março de 2018

TSE mantém multa contra campanha de Bolsonaro por fake news 21 de Junho de 2023

Advogado de Lula pede que juiz reconsidere acesso a sistema da Odebrecht 05 de Setembro de 2019

Especialista defende secretário de Cultura de Salvador e questiona fãs de Claudia Leitte sobre postura racista 18 de Dezembro de 2024

Consultora racial aponta hipocrisia em esposa de Paquetá sobre caso em Salvador: “dorme com um investigado” 24 de Novembro de 2024