Gestão de Salvador é destacada em fórum nacional de Administração das capitais

Começou nesta segunda-feira (12) e segue até amanhã (13) o 78º Fonac (Fórum Nacional de Secretarias Municipais de Administração das Capitais). O evento, que reúne profissionais responsáveis pela gestão de 17 capitais brasileiras, além de municípios do interior da Bahia, acontece no Gran Hotel Stella Maris, em Stella Maris, e teve a mesa de abertura composta pelo prefeito Bruno Reis, pela vice-prefeita Ana Paula Matos e pelo secretário municipal de Gestão (Semge), Tiago Dantas, além de representantes de grandes metrópoles brasileiras. 

O prefeito deu exemplos de ações empreendidas em Salvador e lembrou das dificuldades enfrentadas pela capital há nove anos. "Em 2013 diziam que ser prefeito de Salvador era inviável. As finanças estavam arruinadas. Éramos a pior gestão fiscal do Brasil. A cidade arrecadava menos do que gastava e não conseguia honrar seus compromissos com fornecedores nem serviços à população. Nossos pontos turísticos não tinham manutenção, éramos o pior Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) do Brasil". 

O chefe do Executivo explicou ainda que foi preciso encontrar soluções para viabilizar uma gestão com condições de mudar essa realidade. "Temos a regra de ouro de qualquer gestão, que é arrecadar mais e gastar menos. Fizemos uma reforma tributária onde o princípio dela era buscar justiça social, ou seja, quem pode mais paga mais, quem pode menos paga menos. A partir dessas mudanças, passamos a ter capacidade de investimento, com prioridade para atacar problemas históricos”, declarou. 

Como exemplos, o prefeito lembrou que Salvador saltou de 18% para 62% a cobertura de atenção básica. A cidade conseguiu subir 12 posições no Ideb, sempre investindo mais do que os 25% mínimos exigidos para educação, além de universalizar o acesso à educação infantil. “Tivemos a capacidade de nos planejar. Todo início de gestão elaboramos planejamento estratégico que estabelecemos onde queremos chegar ao final de quatro anos, quais projetos e marcos de entrega para serem cumpridos, além de prever os recursos e suas origens para aplicar na cidade", completou Reis. 

O secretário de Administração e Gestão de Pessoas de Curitiba (PR) e presidente da Fonac, Alexandre Jarschel Oliveira, ressaltou os motivos para a realização do evento na capital baiana. "Insistimos em trazer o evento para Salvador, que já era nossa ideia antes da pandemia, não apenas por ser uma cidade turística e por encantar pela beleza gastronômica e cultural. Salvador é uma cidade resiliente, que tem gestão administrativa impecável, e causa inveja e orgulho nos secretários de gestão de todo o Brasil. É uma cidade que sabe fazer suas políticas públicas e sabe servir seu cidadão. É esse exemplo que nos interessa. Aqui se faz uma gestão de resultados que transformam a vida da população todo dia, e é isso levaremos para nossas cidades". 

O titular da Semge salientou a importância do fórum para a troca de experiências e informações entre as diversas gestões municipais do país. "É um grande fórum de discussão e aprendizado que atua como um grande polo para debater e apresentar soluções para os grandes problemas que atingem as grandes metrópoles do país. A partir dessas conversas, percebemos que as soluções apresentadas são aplicáveis em nossas cidades. Por isso mesmo, são temas de interesse comum", declarou Dantas. A programação completa do evento pode ser conferida no site www.fonac.org.br

Outras notícias

POLÍTICA

Salvador pode ganhar hortas comunitárias e escolares para cultivo de cogumelos e incentivo à alimentação saudável

15 de Agosto de 2025

POLÍTICA

Marcell Moraes defende investimentos no kart para impulsionar esporte e economia em Salvador

14 de Agosto de 2025

POLÍTICA

Samuel Júnior defende postura responsável da oposição em debates sobre segurança após posicionamento de Jerônimo

12 de Agosto de 2025

CIDADE

Cardeal da Silva anuncia implantação de 20 casas populares em parceria com o Ministério das Cidades

11 de Agosto de 2025

POLÍTICA

Samuel Jr. fala em “ditadura do Judiciário” após prisão domiciliar de Bolsonaro e cobra reação da sociedade

07 de Agosto de 2025

Ver mais

Do amor à indecisão 09 de Março de 2018

TSE mantém multa contra campanha de Bolsonaro por fake news 21 de Junho de 2023

Advogado de Lula pede que juiz reconsidere acesso a sistema da Odebrecht 05 de Setembro de 2019

Especialista defende secretário de Cultura de Salvador e questiona fãs de Claudia Leitte sobre postura racista 18 de Dezembro de 2024

Consultora racial aponta hipocrisia em esposa de Paquetá sobre caso em Salvador: “dorme com um investigado” 24 de Novembro de 2024