Prefeitura lança edital de chamamento público para parcerias com a sociedade civil

A Prefeitura de Salvador, através do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), vinculado à Secretaria Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ) lançou, na manhã desta quarta-feira (21), o Edital de Chamamento Público 01/2022 para firmar parcerias com organizações da sociedade civil (OSC's). O ato ocorreu na sede do CMDCA, na Avenida Joana Angélica, no Centro. 

A iniciativa visa estabelecer parcerias para o desenvolvimento de projetos estruturados com base na seleção de cinco eixos, sendo eles programas de Atenção Integral à Primeira Infância e Atendimento Socioeducativo a Crianças; Crianças e Adolescentes na Rua ou em situação de Moradia de Rua e/ou em medida protetiva; Enfrentamento a Exploração e Abuso sexual, Combate à Violência Física, Emocional e Sexual contra Crianças e Adolescentes; Enfrentamento e Prevenção ao Uso/Abuso de Álcool e Outras Drogas, Suicídio e Automutilação; e Promoção, Proteção e Defesa dos Direitos do Adolescente em Conflito com a Lei e Egressos. Os projetos devem beneficiar diretamente 1.440 crianças e adolescentes. 

A secretária da SPMJ, Fernanda Lordêlo, falou da importância do edital. “Com ele, a gente aumenta a possibilidade de auxiliar crianças em situação de vulnerabilidade. Ele vem com cinco eixos para trabalhar as políticas necessárias para este público. O edital foi uma articulação feita com o CMDCA e é uma das demandas fortes do nosso gabinete, para ampliar a assistência. Esperamos que tenhamos muitas instituições habilitadas, lembrando que o valor é proveniente de doações feitas através do Imposto de Renda anualmente”. 

A coordenadora de Políticas Públicas para a Infância, Adolescência e Juventude, Dinsjani Pereira, lembrou que o encontro serviu também para aprovar a resolução da implantação das salas de escuta especializada para atender os jovens vítimas de violência, no início de 2023. “Com isso, a SPMJ mostra o compromisso da gestão com a infância e adolescência. Vai ser um marco e vamos fortalecer cada vez mais essa área que é prioridade absoluta”. 

O presidente do CMDCA, Leu Brasil, considera o lançamento do edital algo importante para beneficiar as crianças e adolescentes, pois vai ajudar a diminuir a vulnerabilidade social, adolescentes que cumprem medidas e o trabalho infantil. “O último edital foi lançado em 2018, contemplando 20 instituições. Então, para nós, é importantíssimo este lançamento e em um bom momento, no pós-pandemia. Temos instituições aptas e tenho certeza que será um edital disputado, com boas propostas. Vai ser difícil decidir o melhor projeto”. 

Funcionamento – O edital vai selecionar 24 propostas, sendo que cada projeto receberá o montante de até R$250 mil, totalizando R$6 milhões. O valor foi aprovado em assembleia do CMDCA em outubro deste ano e os recursos são oriundos de doações de pessoas físicas e jurídicas e estão alocados do Fundo Municipal da Criança e do Adolescente (FMDCA). 

Os interessados devem apresentar propostas a partir desta sexta-feira (23) até o dia 27 de janeiro de 2023, através do e-mail [email protected] . Cada arquivo deverá ter a capacidade máxima de 5 Mb. O edital e seus anexos estarão disponíveis para consulta e impressão no site https://cmdca.salvador.ba.gov.br/editais/ e no Diário Oficial do Município (DOM).

Outras notícias

SAÚDE

Secretário da Saúde acompanha Samu em operação chuva em Salvador

28 de Novembro de 2024

CIDADE

Salvador registra mais de 219 milímetros de chuvas em apenas 72 horas; número é o dobro da média histórica para novembro

27 de Novembro de 2024

CIDADE

Linha B3, do BRT Salvador, volta a operar após realização de drenagem

27 de Novembro de 2024

SAÚDE

Vigilância Sanitária promove 1° Encontro Regional com Associação Nacional de Restaurantes nesta quarta (27)

27 de Novembro de 2024

CULTURA

Salvador: Especialista critica fim do Samba de São Lázaro e alega 'caça' à cultura negra

26 de Novembro de 2024

Ver mais

Do amor à indecisão 09 de Março de 2018

TSE mantém multa contra campanha de Bolsonaro por fake news 21 de Junho de 2023

Advogado de Lula pede que juiz reconsidere acesso a sistema da Odebrecht 05 de Setembro de 2019

Consultora racial aponta hipocrisia em esposa de Paquetá sobre caso em Salvador: “dorme com um investigado” 24 de Novembro de 2024

O FENÔMENO DA BAIANA DE BIQUÍNI NO CHILE: Após ser flagrada por TV chilena posando só de biquíni na neve com - 6C 29 de Junho de 2024