Semop emite 545 licenças a vendedores ambulantes para Lavagem do Bonfim
A Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop) emitiu, nesta segunda-feira (9), 545 licenças para vendedores ambulantes que irão atuar na Lavagem do Bonfim, que acontece na quinta-feira (12). As licenças foram emitidas para baianas, vendedores para isopor e food trucks.
Os cadastros ocorreram de maneira presencial até as 17h, na sede da Semop, no bairro de Jardim Santo Inácio. A abertura dos portões aconteceu às 8h10 e, logo em seguida, os ambulantes foram organizados de acordo com a ordem de chegada.
Para melhor acomodar os interessados no licenciamento, a secretaria disponibilizou dois toldos e quatro sanitários químicos. Além disso, foram entregues água e instaladas cadeiras, proporcionando maior conforto durante a triagem do licenciamento.
Após o credenciamento, os comerciantes informais receberam o Documento de Arrecadação Municipal (DAM) para que a inscrição seja efetivada. Eles têm até um dia útil para confirmar o pagamento, de forma que sejam autorizados a trabalhar no percurso da Lavagem do Bonfim.
"Montamos uma operação com os nossos colaboradores para atender os comerciantes informais com uma melhor qualidade e agilidade nesse processo de inscrição. Pedimos o apoio dos ambulantes que já conhecem as regras para que trabalhem dentro do que a lei permite, e que possamos ter uma festa segura e tranquila para todos", pontua o secretário da Semop e presidente da Empresa de Limpeza Urbana de Salvador (Limpurb), Omar Gordilho.
Legislação – De acordo com o decreto que rege as festas populares de 2023, a licença é pessoal e intransferível. Não será permitida a comercialização de produtos em carros de mão, carros-prancha, fogareiros, caixotes e churrasqueiras, nem bebidas pré-preparadas artesanalmente. Também é proibido o uso de embalagens reaproveitadas de vidro, alumínio ou louças, que devem ser substituídas por descartáveis.
Outras notícias

Salvador pode ganhar hortas comunitárias e escolares para cultivo de cogumelos e incentivo à alimentação saudável
15 de Agosto de 2025

Marcell Moraes defende investimentos no kart para impulsionar esporte e economia em Salvador
14 de Agosto de 2025

Samuel Júnior defende postura responsável da oposição em debates sobre segurança após posicionamento de Jerônimo
12 de Agosto de 2025

Cardeal da Silva anuncia implantação de 20 casas populares em parceria com o Ministério das Cidades
11 de Agosto de 2025

Samuel Jr. fala em “ditadura do Judiciário” após prisão domiciliar de Bolsonaro e cobra reação da sociedade
07 de Agosto de 2025

Do amor à indecisão 09 de Março de 2018

TSE mantém multa contra campanha de Bolsonaro por fake news 21 de Junho de 2023

Advogado de Lula pede que juiz reconsidere acesso a sistema da Odebrecht 05 de Setembro de 2019

Especialista defende secretário de Cultura de Salvador e questiona fãs de Claudia Leitte sobre postura racista 18 de Dezembro de 2024
