BALANÇO 2022: Marcelle Moraes enaltece importância dos Castramóveis após quase 20 mil cirurgias em Salvador
Mais de 18 mil animais, entre cães e gatos, foram castrados gratuitamente, nos dois Castramóveis, vinculados à Secretaria Municipal de Sustentabilidade, Resiliência, Bem-estar e Proteção Animal (Secis), entre janeiro e dezembro de 2022, em Salvador. O procedimento cirúrgico previne doenças e reduz comportamentos indesejados, além de ser o principal aliado para o controle populacional.
A titular da pasta, Marcelle Moraes, enaltece a existência dos equipamentos itinerantes por promover acessibilidade da população aos feitos da saúde animal na esfera pública e afirma que a pretensão é ampliar as atividades em 2023. “A prática de castração já se consolidou na capital baiana e isso é fundamental para o combate ao abandono em via pública, que é crime previsto em lei”.
Marcelle reforça ainda que a castração prolonga a vida do animal. “A prevenção de doenças graves, como câncer, é também um dos benefícios que a esterilização traz. A agressividade ou demarcação de território diminui consideravelmente, portanto, conserva a saúde mental do bicho e a integridade física dos tutores”.
Saiba onde está o serviço
Atualmente, os Castramóveis funcionam de segunda à sexta-feira, no Parque da Cidade, na Av. Antônio Carlos Magalhães (ACM) e no Salvador Norte Shopping, no bairro de São Cristóvão.
Como ter acesso
Diariamente, são realizados cerca de 30 procedimentos, desse total, dez são ofertados para marcação presencial, de segunda a sexta, das 8h às 10h. As demais vagas podem ser agendadas no e-mail [email protected] ou presencialmente nos postos de saúde da rede municipal.
Basta enviar RG e CPF do tutor, comprovante de residência de Salvador, cartão do SUS e cartão de vacina antirrábica do animal atualizada.
Para ter acesso a castração, o animal precisa ter entre seis meses e cinco anos de vida, no caso de fêmeas, não podem estar em período gestacional.