Deputado baiano cria projeto de lei humanizado que objetiva diminuir o número de abortos legais no Brasil

O deputado federal baiano Alex Santana (Republicanos-BA) criou o Projeto de Lei (PL) 2490/23, que institui o projeto "Ouça o coração, não aborte!". A iniciativa tem como objetivo possibilitar que a gestante ouça os batimentos cardíacos antes de fazer o aborto legal, na rede pública e privada, que seja conveniado ao Sistema Único de Saúde (SUS).

O protocolo é facultativo, ou seja, é escolha da mulher ao realizar tal ato. O parlamentar explica que ingressou com o projeto na Câmara dos Deputados em 10 de maio deste ano, visando reverter a decisão de muitas mulheres que querem interromper a gravidez.

"É uma abordagem sensível e compassiva, que oferece a possibilidade da gestante de ouvir o coração de seu filho, antes de qualquer ato abortivo. Assim, há chances de ela compreender que ali já há uma vida, um herdeiro seu, que é uma dádiva vir ao mundo", ressalta Alex Santana.

O deputado aproveita para deixar claro que é totalmente contra e combate os casos de violência sexual, que se enquadram na realização do aborto legal caso engravide, mas é importante que aquele feto não seja responsabilizado pelo crime. "O bebê não pôde escolher ser fruto de um ato tão horripilante como esse, no entanto ele também não escolheu perder a sua vida por conta disso. Dar a luz a um filho é sinônimo de renovação", argumenta.

O PL já foi apresentado à Mesa Diretora da Casa e aguarda sanção do presidente, Arthur Lira (PP-AL). Caso seja aprovado, ele entra em vigor em todo território nacional.

Outras notícias

POLÍTICA

Salvador pode ganhar hortas comunitárias e escolares para cultivo de cogumelos e incentivo à alimentação saudável

15 de Agosto de 2025

POLÍTICA

Marcell Moraes defende investimentos no kart para impulsionar esporte e economia em Salvador

14 de Agosto de 2025

POLÍTICA

Samuel Júnior defende postura responsável da oposição em debates sobre segurança após posicionamento de Jerônimo

12 de Agosto de 2025

CIDADE

Cardeal da Silva anuncia implantação de 20 casas populares em parceria com o Ministério das Cidades

11 de Agosto de 2025

POLÍTICA

Samuel Jr. fala em “ditadura do Judiciário” após prisão domiciliar de Bolsonaro e cobra reação da sociedade

07 de Agosto de 2025

Ver mais

Do amor à indecisão 09 de Março de 2018

TSE mantém multa contra campanha de Bolsonaro por fake news 21 de Junho de 2023

Advogado de Lula pede que juiz reconsidere acesso a sistema da Odebrecht 05 de Setembro de 2019

Especialista defende secretário de Cultura de Salvador e questiona fãs de Claudia Leitte sobre postura racista 18 de Dezembro de 2024

Consultora racial aponta hipocrisia em esposa de Paquetá sobre caso em Salvador: “dorme com um investigado” 24 de Novembro de 2024