CAFU SE CONGRATULA COM A CIDADE DE ICHU
O deputado Cafu Barreto (PSD) registrou, na Casa Legislativa, moção de congratulações e aplausos ao município de Ichu pelos 61 anos de sua emancipação política neste domingo, dia 30 de julho. O parlamentar relata que na década de 1920, Joaquim Lázaro Carneiro e sua esposa, D. Umbelina Maria Carneiro, figuraram como os primeiros proprietários desse pedaço de chão que marcaria a origem do local.
Ele conta que a história da Fazenda Enxú, situada no Distrito de Candeal, ganhou notoriedade devido a divergências religiosas entre a Igreja Católica local e a Igreja Batista. O desentendimento, prosseguiu o legislador, levou à escolha inusitada da fazenda para a realização das missas.
Com o passar do tempo, o povoado foi crescendo e ganhando sua própria identidade. Em 10 de junho de 1935, foi oficialmente criado como Distrito, recebendo o nome de Ichu, por meio do Decreto nº 9.556, sob a administração do município de Riachão do Jacuípe. O desmembramento só ocorreu em 30 de julho de 1962, quando foi elevado à categoria de município. Atualmente, Ichu limita-se com os municípios de Candeal e Serrinha, Conceição do Coité e Riachão do Jacuípe. Possui uma área total de 128 km², está distante 178 km de Salvador e tem uma população estimada de 6.190 habitantes, distribuídos em povoados, vilarejos e fazendas, conforme o Censo IBGE/2022.
“Os ichuenses são acolhedores e merecem vivenciar o desenvolvimento da região. Nesse cenário de crescimento, importante destacar a atuação ativa e incessante dos vereadores e lideranças. Por merecidas razões, parabenizo a todo o povo trabalhador deste município pelo festivo dia 30 de julho, com a conquista da autonomia administrativa”, encerrou o deputado Cafu Barreto, solicitando que esta proposição seja encaminhada para a Prefeitura e a Câmara Municipal de Ichu.