CAFU BARRETO SAÚDA OS 65 ANOS DE IPUPIARA
Em moção de congratulações apresentada na Assembleia Legislativa, o deputado Cafu Barreto (PSD) aplaudiu a passagem do 65º aniversário de emancipação política do município de Ipupiara, localizado no Território de Identidade de Irecê. A data magna do povo ipupiarense é festejada em 9 de agosto.
No documento, o parlamentar explica que relatos históricos indicam o surgimento do município de Ipupiara em função da descoberta de jazidas de ouro e carvão. “Por volta de 1792, o português Romão Gramacho fez as primeiras penetrações no solo da região, a qual chamou de ‘Caiam Leda’. Devido a esta descoberta, houve posterior aglomeração humana, nascendo ali um povoado na fazenda de propriedade do senhor Antônio Alves de Oliveira”, narrou.
Ainda em sua moção, o legislador conta que Ipupiara pertencia ao município de Brotas de Macaúbas, tendo recebido, ao longo da sua história, os nomes de Fundão, Fortaleza de São João, Jordão e Vanique. O nome adotado atualmente é derivado da língua indígena tupi e significa ‘deusa das águas’.
Em divisão territorial, o município é constituído de dois distritos: Ipupiara e Ibipetum. Na agricultura, a cidade produz feijão-de-corda, milho, mandioca, mamona, fumo-de-corda, dentre outros. Na pecuária, o destaque é a criação de bovinos e caprinos.
O deputado Cafu Barreto também enalteceu o potencial mineral que o município possui. “No solo de Ipupiara, são encontrados em pequenas quantidades minerais como: ouro, carbonato, mármore, manganês, barita e cristal-de-rocha”, enumerou. Além disso, o parlamentar informou que a cidade está localizada em uma região montanhosa em que o verde das serras, um misto de vegetação da Caatinga e da Chapada, realça a paisagem natural, ofertando diversas opções para passeios ecológicos através de trilhas que dão acesso a córregos.