CAFU BARRETO RELEMBRA LUTA PELA EMANCIPAÇÃO DE PIRITIBA
O deputado Cafu Barreto (PSD) apresentou, na Assembleia Legislativa, uma moção de aplausos pela passagem do aniversário de emancipação política e administrativa de Piritiba. O município festeja, nesta quarta-feira (27), 71 anos de fundação.
No documento, o parlamentar relata que a cidade homenageada está localizada no Piemonte da Chapada Diamantina e possui clima ameno, com temperatura média de 25°C devido à sua altitude.
Cafu Barreto destacou que a região começou a ser desbravada por volta de 1883. “Tudo começou na Fazenda Cinco Várzea, de propriedade de João Damasceno Sampaio. A área era totalmente coberta pela Mata Atlântica”, detalhou. Ao falar da história de desenvolvimento do município, o deputado explicou que Piritiba foi constituída inicialmente em 1952 ao obter emancipação do então vizinho Mundo Novo. “Logo após um conjunto de reviravoltas judiciais, tendo inclusive esta emancipação política sendo objeto de julgamento pelo Supremo Tribunal Federal que determinou anulação da emancipação, Piritiba voltou a ser reanexado, mas tornou a se emancipar definitivamente em 1958”, contextualizou.
Ao longo do tempo, o local recebeu as denominações de Cinco Várzeas, Junho e, por último, Piritiba. Segundo o deputado, a economia local tem funcionado ao longo de décadas baseada na agricultura, em especial com o cultivo de mandioca.
Cafu Barreto ainda chamou a atenção para os atrativos turísticos da região. “Ao visitar Piritiba, os turistas têm um número de rios e riachos, quase todos temporários, com exceção do Rio Jacuípe que ocorre o ano todo e é um espetáculo. Outro atrativo da cidade são os festejos juninos que atraem milhares de pessoas e que são realizados no Arraiá Capim Guiné com muita animação nas praças públicas tipicamente decoradas”, contou o legislador. Ainda em sua moção, o deputado enalteceu a história da cidade que foi construída através da união de pessoas que residiam na região.
Foto: Agência ALBA