Deputado Samuel Júnior comemora aprovação de PEC que limita poderes do STF e afirma que ato é um pedido do povo

O deputado estadual Samuel Júnior (Republicanos) se pronunciou em suas redes sociais nesta quinta-feira (23), sobre a aprovação, pelo Senado, da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que limita os poderes individuais dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF).

 

Em uma publicação, o parlamentar baiano celebrou a decisão da Casa e ressaltou que isso possibilitará que exista a funcionalidade plena e independente entre os poderes do Estado brasileiro. Samuel Júnior ainda declarou que a aprovação é uma resposta do povo, que escolheu seus representantes para atuar em prol dessa ação.

 

“Rodrigo Pacheco, presidente do Senado, afirmou: o Supremo Tribunal Federal não é palco político, mas sim guardião da lei. Se o Supremo não tem covarde, muito menos o Senado, onde representantes foram eleitos pelo povo”, diz o deputado.

 

Samuel Júnior espera que com a passagem da nova regra, haja um maior equilíbrio de forças e que, assim, se tenha uma atuação mais limpa e clara, para o bem-estar do coletivo e da democracia. “Sem decisões monocráticas de ministros do STF, as chances de ações enviesadas, que infelizmente são comuns, caem drasticamente. Com determinações feitas somente em colegiados é possível haver discordâncias, mudanças para um veredito que siga, de fato, a nossa Constituição”.

 

Sobre a PEC

 

O Senado aprovou a proposta na última quarta (22), em dois turnos, com 52 votos a favor e 18 contrários. Eram necessários 49 votos para aprovação da PEC. O texto segue agora para a análise da Câmara dos Deputados.

 

O principal foco foram as decisões monocráticas, que são aquelas tomadas por apenas um magistrado. Pela sua natureza, trata-se de uma decisão provisória, uma vez que precisa ser confirmada pelo conjunto dos ministros da Corte.

Outras notícias

POLÍTICA

Projeto na Câmara busca responsabilizar empresas em casos de suicídio por assédio moral

22 de Agosto de 2025

POLÍTICA

Deputado baiano critica indiciamento de Silas Malafaia por se manifestar contra Alexandre de Moraes

21 de Agosto de 2025

CIDADE

Simm oferece 167 vagas para esta quarta-feira (20) Simm oferece 167 vagas para esta quarta-feira (20)

20 de Agosto de 2025

CIDADE

Operação Falso Crédito: trio é preso por fraudes contra idosos do INSS

20 de Agosto de 2025

ESPORTE

Vitória retorna aos treinos com foco no jogo contra o Flamengo

20 de Agosto de 2025

Ver mais

Do amor à indecisão 09 de Março de 2018

TSE mantém multa contra campanha de Bolsonaro por fake news 21 de Junho de 2023

Advogado de Lula pede que juiz reconsidere acesso a sistema da Odebrecht 05 de Setembro de 2019

Especialista defende secretário de Cultura de Salvador e questiona fãs de Claudia Leitte sobre postura racista 18 de Dezembro de 2024

Consultora racial aponta hipocrisia em esposa de Paquetá sobre caso em Salvador: “dorme com um investigado” 24 de Novembro de 2024