Deputado Samuel Júnior propõe Comenda 2 de Julho a Elon Musk
O deputado Samuel Júnior protocolou a solicitação, junto à Mesa Diretora da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), da entrega da Comenda 2 de Julho ao empresário norte-americano Elon Musk, expoente no mercado de tecnologia e inteligência.
A justificativa para concessão da mais alta condecoração do Legislativo estadual vem através do trabalho do bilionário no desenvolvimento de meios digitais em prol da educação e causas sociais, além de sua luta pela democracia e liberdade de expressão para todos os cidadãos.
"Os seus últimos posicionamentos sobre o que ocorre no Brasil é a demonstração clara de quão importante é a sua atuação que demonstra a situação delicado que passamos para a comunidade internacional. Um defensor da liberdade, seja em qual lugar for", afirma Samuel Júnior.
Musk, no último fim de semana, alegou haver decisões impositivas vindas do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, a formadores de opinião que o criticam. O empresário, que é dono da rede social X/Twitter, disse que o Brasil passa por uma onda autoritária vinda da justiça, que utiliza instrumentos para impedir a livre opinião.
Em retaliação, Moraes na noite de domingo (7) colocou o bilionário na lista de investigados no inquérito das fake news, e ainda alertou às operadoras nacionais para que ficassem de prontidão, pois poderia tirar o X do ar. "Atitudes como essa demonstram o estado de alerta e a necessidade de expor isto para o mundo, para que haja mudanças e que podemos recuperar o Estado Democrático de Direito", pontuou o parlamentar.
Além da rede social, Elon Musk é CEO da Tesla, famosa marca de automóveis elétricos que revolucionou o mercado; SpaceX, com foco na área aeroespacial; OpenAI, de inteligência artificial; e da NeuraLink, de trabalhos científicos através da tecnologia para o desenvolvimento humano.