Deputado Alex Santana se reúne com associação de fabricantes de veículos para discutir projeto de incentivo ao setor
Na última quarta-feira (17), o deputado federal Alex Santana (Republicanos-BA) se reuniu com membros da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), na sede da entidade, em São Paulo. O encontro teve como pauta principal a discussão do Programa Mover, proposto pelo governo federal, tendo como intuito descarbonizar a frota de veículos do Brasil por meio de incentivos fiscais.
A entidade, que é formada por dirigentes das montadoras que atuam no Brasil, está à frente da parte significativa de geração de empregos e movimentação de capital e investimento por aqui, sendo considerada um dos grandes braços da indústria nacional. O parlamentar dialogou com os representantes da categoria sobre a medida, criada em dezembro de 2023, que promete trazer melhorias e desenvolvimento da área.
Como integrante da Comissão de Viação e Transportes da Câmara, Alex Santana pontuou que o Mover, projeto em tramitação, pode trazer a ampliação do espaço de inovação, capacitação e atuação da área no país, e buscou entender com os integrantes da Anfavea como isso beneficia a economia e, consequentemente, a população, que teria mais vagas de trabalho e poderia adquirir veículos com um preço mais vantajoso, por meio dos incentivos apresentados.
Após o encontro, o deputado federal afirmou que levará para o Parlamento o que foi discutido e se comprometeu com a entidade de participar nas articulações políticas em prol da desburocratização na área industrial, que favorece um maior investimento e empregabilidade, além de buscar a durabilidade de programas como este, pois a maioria com o tempo deixa de existir, causando prejuízos para todos os âmbitos.
“Foi uma conversa proveitosa, onde podemos trazer vários pontos que interessam não somente ao setor automobilístico como a todo o país. Daqui levarei importantes ideias para o Congresso, onde conversarei com colegas e propor melhores soluções para o caso. É importante que o governo trabalhe juntamente com as empresas, para que haja resultados positivos”, finalizou.
O Mover segue as diretrizes do atual governo de compromisso com o desenvolvimento sustentável, visando a nova industrialização do parque industrial do país e, ao mesmo tempo, fomenta a economia verde, por meio do investimento e incentivo a mobilidade e logística de baixo carbono.