Ativista pelos animais busca proibição de pássaros em gaiolas; ENTENDA
No Brasil, uma prática muito comum é ter aves em casas presos em gaiolas. Porém o que não se sabe é que por lei isso já é considerado crime de não houver registro sobre a origem do animal e licença dos órgãos ambientais.
De acordo com o artigo 29 da Lei 9.605/98 de crimes ambientais. Este texto indica que é considerado crime capturar espécies nativas sem a devida licença das autoridades, assim como é proibido manter os animais em cativeiro. A punição prevista é de seis meses a um ano de prisão, além de uma multa.
A protetora Carol dos Animais, apoiada por Marcell Moraes, comentou sobre o assunto dizendo ser totalmente contra pássaros em gaiolas, que eles nasceram para ser livres e que isso é uma forma de maus-tratos. Ainda informou que entrará com uma ação contra essa prática.
“Sou totalmente contra pássaros em gaiolas! Nossos animais merecem ser livres! Essa prática apesar de comum é maus-tratos e até crime! E Infelizmente, mesmo que exista uma lei que proíba isso, ela não é cumprida! E é só através do seu cumprimento de forma efetiva que esses atos pararão de acontecer! Inclusive entrarei com uma ação para que essa crueldade não aconteça mais!” Destacou a protetora.