Justiça Eleitoral determina inelegibilidade de prefeito e candidato à reeleição em Ibirapitanga
Após a comprovação de abuso de poder político e econômico por parte do atual prefeito e candidato à reeleição na cidade de Ibirapitanga, no Sul da Bahia, o Ministério Público Eleitoral determinou a inelegibilidade do gestor por oito anos. O Juiz da 134ª Zona Eleitoral, Carlos Eduardo da Silva Camillo também definiu uma multa de 200 mil a ser paga pelo administrador municipal.
Na decisão, consta os atos abusivos cometidos pelo prefeito, como a utilização de símbolos de sua campanha, em especial a imagem do girassol, em repartições públicas, materiais institucionais e eventos oficiais da prefeitura, com clara finalidade eleitoral, o que configura infração à legislação eleitoral, em especial ao princípio da impessoalidade consagrado na Constituição Federal.
A jurisprudência do TSE também impõe a remoção dos símbolos de campanha, das repartições públicas, com multa diária de R$80 mil,caso haja descumprimento da medida. O documento salienta a necessidade da determinação para garantir que o processo eleitoral seja isento de influências indevidas, destacando o impacto negativo na percepção do eleitor, em detrimento dos demais candidatos.
Outras notícias

Simm oferece 167 vagas para esta quarta-feira (20) Simm oferece 167 vagas para esta quarta-feira (20)
20 de Agosto de 2025

Operação Falso Crédito: trio é preso por fraudes contra idosos do INSS
20 de Agosto de 2025

Vitória retorna aos treinos com foco no jogo contra o Flamengo
20 de Agosto de 2025

Ato simbólico celebra o centenário de Mãe Stella de Oxóssi nesta quinta-feira (21)
20 de Agosto de 2025

Marotinha Salvador 2025 abre inscrições para corrida infantil no Dia das Crianças
20 de Agosto de 2025

Do amor à indecisão 09 de Março de 2018

TSE mantém multa contra campanha de Bolsonaro por fake news 21 de Junho de 2023

Advogado de Lula pede que juiz reconsidere acesso a sistema da Odebrecht 05 de Setembro de 2019

Especialista defende secretário de Cultura de Salvador e questiona fãs de Claudia Leitte sobre postura racista 18 de Dezembro de 2024
