Após 3 anos da sua saída da SMS, Leo Prates celebra vitória da humanidade sobre a COVID-19
Relembrando três anos desde sua saída da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), o ex-secretário e atual deputado federal Leo Prates (PDT), celebra não apenas o fim de um ciclo desafiador, mas também a vitória da humanidade sobre a COVID-19 e a transformação que a pandemia impulsionou para a saúde pública de Salvador.
“Olho para trás com um sentimento de dever cumprido”, afirmou Leo Prates, destacando as principais conquistas durante seu período à frente da SMS, que redefiniram o cenário da saúde na capital baiana.
Entre as principais iniciativas de sua gestão, destacam-se o Filômetro e o Vacinômetro, sistemas pioneiros para monitoramento do fluxo de pessoas e da imunização em tempo real. Além disso, a cidade se tornou a capital da vacinação, com mais de 5 milhões de doses aplicadas, e foi a primeira a adotar a testagem em massa da população, alcançando mais de 157 mil testes em 2020. A criação de drive-thru para vacinação foi outro marco que virou modelo para todo o país.
O ex-secretário também implementou a cobertura de atenção básica, alcançando uma cobertura histórica de 56,6%, com a construção de 25 novas unidades de saúde e a criação de 52 novas equipes de Saúde da Família. Em paralelo, Salvador contou com a maior UPA do Norte/Nordeste, a UPA Santo Antônio, inaugurada em junho de 2020, com 26 leitos de observação e unidades de atendimento domiciliar.
A Sala de Situação, a informatização dos prontuários, e a Carteira de Vacinação Digital foram outras inovações que modernizaram a gestão de saúde, permitindo um atendimento mais rápido e eficiente.
Além das ações voltadas para a saúde humana, Leo Prates também se destacou no setor de saúde animal. A criação do Castramóvel, a implantação do microchip para animais, e o início da construção do primeiro hospital público veterinário foram marcos históricos que garantiram mais bem-estar e saúde para os animais de Salvador.
“Esses legados são conquistas que garantem um futuro melhor para Salvador. A pandemia foi um período de dificuldades, mas também de aprendizagem, e com muito trabalho, conseguimos transformar desafios em vitórias para a nossa cidade”, afirmou o ex-secretário.
O deputado federal Leo Prates tem se destacado no cenário nacional por suas iniciativas voltadas à melhoria do sistema de saúde.
Recentemente, ele propôs a criação do Fundo Nacional de Apoio a Pandemias e Epidemias, visando garantir recursos financeiros para o enfrentamento de crises sanitárias futuras. Além disso, Prates assumiu a presidência da subcomissão responsável por analisar os cancelamentos de planos de saúde privados, buscando assegurar os direitos dos usuários e a continuidade dos serviços contratados.
Prates também tem trabalhado ativamente no fortalecimento da saúde mental no Brasil, sendo o autor de um projeto de lei que busca ampliar o acesso aos serviços de saúde mental, com foco no pós-pandemia. Em 2023, ele também relatou o Projeto de Lei 2.952/2022, que institui a Política Nacional de Prevenção e Controle do Câncer no Sistema Único de Saúde (SUS).
Outras notícias

Maternidade de Salvador apresenta estoque crítico no Banco de Leite Humano
16 de Maio de 2025

Iniciativa da gestão de Leo Prates na SMS de Salvador conquista reconhecimento internacional por inovação na saúde públi
16 de Maio de 2025

Travessia Salvador-Mar Grande retoma atividades após dois dias sem operar
16 de Maio de 2025

Salvador recebe prêmio internacional por uso inovador de tecnologia na saúde pública
16 de Maio de 2025

Projeto de Alex Santana exige parecer técnico prévio para transferências voluntárias da União
14 de Maio de 2025Texto está em análise na Câmara dos Deputados

Do amor à indecisão 09 de Março de 2018

TSE mantém multa contra campanha de Bolsonaro por fake news 21 de Junho de 2023

Advogado de Lula pede que juiz reconsidere acesso a sistema da Odebrecht 05 de Setembro de 2019

Especialista defende secretário de Cultura de Salvador e questiona fãs de Claudia Leitte sobre postura racista 18 de Dezembro de 2024
