ALBA celebra aniversário de 377 anos do Exército em sessão especial

A Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) realizou, na manhã da última quinta-feira (10), uma sessão especial que celebrou o aniversário de 377 anos do Exército do Brasil, que será comemorado em 19 de abril. A homenagem foi proposta no Legislativo baiano pelo deputado Samuel Junior (Republicanos). 

 

O Dia do Exército é celebrado na data de 19 de abril em alusão à Batalha dos Guararapes, que aconteceu em 1648, em Pernambuco. Na ocasião, brasileiros se uniram para combater os invasores holandeses.

 

O deputado Samuel Júnior abriu os trabalhos e passou a direção da solenidade ao deputado Adolfo Menezes (PSD). Em seu discurso, o parlamentar proponente da homenagem falou sobre a alegria e do orgulho de poder realizar a sessão especial em comemoração aos 377 anos do Exército brasileiro.

 

“Fico muito feliz e orgulhoso por poder proporcionar essa homenagem. Essa é uma sessão que entra para a história da Assembleia Legislativa, para a história do Exército, mas principalmente para a minha história de vida como um jovem de 45 anos que está podendo prestar essa homenagem pelo grande trabalho que o Exército faz”, celebrou Samuel.

 

O legislador também destacou o lema do Exército: “Braço forte, mão amiga”. “No momento certo, ele é forte, mas também diante da necessidade, é uma mão amiga, que dá um conselho, que orienta, que ajuda. É também o braço amigo que acolhe os jovens, que ensina o caminho em que devem andar”, relacionou.

 

Por fim, Samuel Junior relembrou o papel importante desempenhado pelas forças do Exército durante a pandemia do coronavírus. “Sabemos o quanto vocês foram importantes no combate à guerra, na defesa da nossa fronteira. No passado recente, durante a pandemia da Covid-19, a gente pôde contar com o braço forte e a mão amiga do Exército percorrendo toda a Bahia e todo o país”, recordou.

 

AGRADECIMENTO



O general de divisão André Luiz Aguiar Ribeiro, comandante da 6ª Região Militar, foi quem representou o Exército brasileiro. Em seu discurso na tribuna, ele agradeceu à ALBA, através do deputado Samuel Junior e da presidente Ivana Bastos, pela concessão da homenagem. 

 

“A homenagem ao Dia do Exército nesta Casa tem um significado muito especial para todos nós. É um reconhecimento ao trabalho do nosso glorioso Exército brasileiro pela passagem do aniversário que valoriza aqueles que representam o bem mais valioso da nossa instituição, as pessoas: homens e mulheres que constituem o esteio da nossa força”, destacou André Ribeiro.

 

Ainda em seu discurso, o comandante Ribeiro resgatou a origem da data em homenagem ao Exército. “A origem do Dia do Exército remonta à primeira metade do século 17, nas campanhas de Guararapes. Na ocasião, as três raças, indígenas, brancos e negros, se uniram em defesa do território contra os invasores estrangeiros. É esse legado que nos renova a cada dia”, frisou.

 

Além dos oradores mencionados, a mesa de honra da solenidade foi composta por autoridades como o deputado Adolfo Menezes, ex-presidente da ALBA; José Elito Carvalho Siqueira, ex-ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República; o ex-comandante da 6º Região Militar, general de divisão Artur Costa Moura; o coronel-aviador Saulo Vinicius Sobreira, comandante da Base Aérea de Salvador; o capitão de mar e guerra Marcos Paulo Beal, chefe do Estado Maior do 2º Distrito Naval, representando o vice-almirante Gustavo Calero Garriga Pires, comandante do 2º Distrito Naval; o coronel da Polícia Militar da Bahia, César Albuquerque, representando o comandante-geral da PM-BA, coronel Antônio Carlos Silva Magalhães; o desembargador do Tribunal de Justiça da Bahia, Baltazar Miranda; o diretor-geral da Defesa Civil de Salvador (Codesal), Sosthenes Macedo, representando a vice-prefeita de Salvador, Ana Paula Matos; o procurador de Justiça Achiles Siquara, representando o procurador-geral de Justiça da Bahia, Pedro Maia; o vereador Teo Sena, representando a Câmara de Salvador; e o professor e presidente do Instituto Geográfico e Histórico da Bahia, Joaci Góes.

Outras notícias

CIDADE

SJDH atua na proteção dos direitos humanos na Lavagem do Bonfim 2026

15 de Janeiro de 2026

ESPORTE

Cagiba abre 300 novas vagas para aulas gratuitas de ginástica artística em Salvador

14 de Janeiro de 2026

CIDADE

Simm oferece 513 vagas para esta quarta-feira (14)

14 de Janeiro de 2026

SAÚDE

Secretaria Municipal da Saúde estabelece unidades para vacinação contra a Covid-19 em Salvador

14 de Janeiro de 2026

CULTURA

Fitinhas do Senhor do Bonfim preservam tradição de fé e identidade cultural na Bahia

14 de Janeiro de 2026

Ver mais

Do amor à indecisão 09 de Março de 2018

TSE mantém multa contra campanha de Bolsonaro por fake news 21 de Junho de 2023

Advogado de Lula pede que juiz reconsidere acesso a sistema da Odebrecht 05 de Setembro de 2019

BBB 26 anuncia maior prêmio já oferecido em realities no Brasil 13 de Janeiro de 2026

Luana Piovani fala sobre criação dos filhos e demonstra preocupação com influência machista no convívio do primogênito 08 de Janeiro de 2026