Lei feita por Samuel Jr. proíbe escolas da Bahia de avaliarem alunos por participação em atividades de São João
Os festejos juninos se aproximam e com ele o costume de fazer celebrações nas escolas, em um momento que marca o pré-recesso para alunos e professores na Bahia. Muitas delas, no entanto, ainda realizam atividades sobre o evento valendo nota, o que é ilegal para a atual legislação.
De acordo com a Lei nº14.104/2019, de autoria do deputado estadual Samuel Junior (Republicanos), nenhum aluno da rede estadual de ensino pode ser forçado a participar de eventos de cunho religioso (como é o caso de São João), nem pode ser avaliado ou punido por sua fé – ou pela escolha de não ter uma.
Para o parlamentar, a regra visa alterar uma maneira antiga de cobrar pontuação em festas do tipo, constrangendo crianças e adolescentes que não fazem parte da cultura católica, ou seja, escolas não podem fazer disso uma atividade curricular e avaliativa.
“A lei feita pelo nosso mandato protege o direito das famílias, valoriza a diversidade e respeita a consciência de cada estudante. O nosso estado é plural, com diversos credos e não é aceitável a imposição de uma doutrina religiosa nas outras. Fazer isso é ferir o princípio de liberdade de expressar a sua fé, seja qual ela for”, disse Samuel.
Nas ruas de Salvador, a lei 14.104 foi bem vista pela população, durante uma ação feita pelo deputado divulgada no Instagram. Para todos os entrevistados, a opinião era unânime: a decisão é válida e oportuna para o bem-estar de toda a comunidade escolar.
Vale ressaltar que as festas de São João, assim como outras de cunho religiosas, podem acontecer no ambiente escolar, mas com a ressalva de ser facultativa.
Outras notícias
SJDH atua na proteção dos direitos humanos na Lavagem do Bonfim 2026
15 de Janeiro de 2026
Cagiba abre 300 novas vagas para aulas gratuitas de ginástica artística em Salvador
14 de Janeiro de 2026
Simm oferece 513 vagas para esta quarta-feira (14)
14 de Janeiro de 2026
Secretaria Municipal da Saúde estabelece unidades para vacinação contra a Covid-19 em Salvador
14 de Janeiro de 2026
Fitinhas do Senhor do Bonfim preservam tradição de fé e identidade cultural na Bahia
14 de Janeiro de 2026
Do amor à indecisão 09 de Março de 2018
TSE mantém multa contra campanha de Bolsonaro por fake news 21 de Junho de 2023
Advogado de Lula pede que juiz reconsidere acesso a sistema da Odebrecht 05 de Setembro de 2019
BBB 26 anuncia maior prêmio já oferecido em realities no Brasil 13 de Janeiro de 2026