Projeto na Câmara busca responsabilizar empresas em casos de suicídio por assédio moral
O deputado federal Alex Santana (Republicanos-BA) protocolou o Projeto de Lei (PL) 1086/2025, que busca reconhecer casos de suicídio ligados à atividade profissional como acidente de trabalho. A proposta tem como base a compreensão de que o ambiente laboral pode ser fator determinante para o adoecimento, especialmente em situações de assédio moral severo.
Segundo o parlamentar, o projeto é uma medida necessária diante do aumento dos casos de sofrimento mental relacionados ao trabalho e deve ser tratado como questão de saúde pública.
“Infelizmente, muitos trabalhadores chegam ao limite diante de pressões abusivas, perseguições e assédio dentro das instituições. Quando isso resulta em tragédias, como o suicídio, não podemos fechar os olhos. É dever do Estado garantir proteção à família e responsabilização das empresas”, afirmou.
Com a aprovação do PL, familiares de trabalhadores que venham a falecer nessas circunstâncias terão direito aos benefícios previdenciários e às indenizações cabíveis contra a empresa ou instituição envolvida.
A proposta também abre caminho para ações regressivas contra empregadores, que poderão ser obrigados a ressarcir os gastos da Previdência Social em decorrência desses casos. Para Alex Santana, a iniciativa não apenas garante reparação às famílias, como também funciona como instrumento de prevenção.
“O reconhecimento legal desses casos é uma forma de pressionar as instituições a criarem ambientes de trabalho mais saudáveis, com políticas efetivas de combate ao assédio moral e à violência psicológica. É uma medida de justiça e de preservação da dignidade do trabalhador”, completou o deputado.
Encaminhado em maio para a Comissão de Trabalho (CTRAB) da Câmara, o PL 1086/2025 aguarda discussão e análise dos parlamentares.
Outras notícias

Deputado baiano critica indiciamento de Silas Malafaia por se manifestar contra Alexandre de Moraes
21 de Agosto de 2025

Simm oferece 167 vagas para esta quarta-feira (20) Simm oferece 167 vagas para esta quarta-feira (20)
20 de Agosto de 2025

Operação Falso Crédito: trio é preso por fraudes contra idosos do INSS
20 de Agosto de 2025

Vitória retorna aos treinos com foco no jogo contra o Flamengo
20 de Agosto de 2025

Ato simbólico celebra o centenário de Mãe Stella de Oxóssi nesta quinta-feira (21)
20 de Agosto de 2025

Do amor à indecisão 09 de Março de 2018

TSE mantém multa contra campanha de Bolsonaro por fake news 21 de Junho de 2023

Advogado de Lula pede que juiz reconsidere acesso a sistema da Odebrecht 05 de Setembro de 2019

Especialista defende secretário de Cultura de Salvador e questiona fãs de Claudia Leitte sobre postura racista 18 de Dezembro de 2024
