Projeto na Câmara busca responsabilizar empresas em casos de suicídio por assédio moral
O deputado federal Alex Santana (Republicanos-BA) protocolou o Projeto de Lei (PL) 1086/2025, que busca reconhecer casos de suicídio ligados à atividade profissional como acidente de trabalho. A proposta tem como base a compreensão de que o ambiente laboral pode ser fator determinante para o adoecimento, especialmente em situações de assédio moral severo.
Segundo o parlamentar, o projeto é uma medida necessária diante do aumento dos casos de sofrimento mental relacionados ao trabalho e deve ser tratado como questão de saúde pública.
“Infelizmente, muitos trabalhadores chegam ao limite diante de pressões abusivas, perseguições e assédio dentro das instituições. Quando isso resulta em tragédias, como o suicídio, não podemos fechar os olhos. É dever do Estado garantir proteção à família e responsabilização das empresas”, afirmou.
Com a aprovação do PL, familiares de trabalhadores que venham a falecer nessas circunstâncias terão direito aos benefícios previdenciários e às indenizações cabíveis contra a empresa ou instituição envolvida.
A proposta também abre caminho para ações regressivas contra empregadores, que poderão ser obrigados a ressarcir os gastos da Previdência Social em decorrência desses casos. Para Alex Santana, a iniciativa não apenas garante reparação às famílias, como também funciona como instrumento de prevenção.
“O reconhecimento legal desses casos é uma forma de pressionar as instituições a criarem ambientes de trabalho mais saudáveis, com políticas efetivas de combate ao assédio moral e à violência psicológica. É uma medida de justiça e de preservação da dignidade do trabalhador”, completou o deputado.
Encaminhado em maio para a Comissão de Trabalho (CTRAB) da Câmara, o PL 1086/2025 aguarda discussão e análise dos parlamentares.
Outras notícias
SJDH atua na proteção dos direitos humanos na Lavagem do Bonfim 2026
15 de Janeiro de 2026
Cagiba abre 300 novas vagas para aulas gratuitas de ginástica artística em Salvador
14 de Janeiro de 2026
Simm oferece 513 vagas para esta quarta-feira (14)
14 de Janeiro de 2026
Secretaria Municipal da Saúde estabelece unidades para vacinação contra a Covid-19 em Salvador
14 de Janeiro de 2026
Fitinhas do Senhor do Bonfim preservam tradição de fé e identidade cultural na Bahia
14 de Janeiro de 2026
Do amor à indecisão 09 de Março de 2018
TSE mantém multa contra campanha de Bolsonaro por fake news 21 de Junho de 2023
Advogado de Lula pede que juiz reconsidere acesso a sistema da Odebrecht 05 de Setembro de 2019
BBB 26 anuncia maior prêmio já oferecido em realities no Brasil 13 de Janeiro de 2026