Salvador segue na COP30 e apresenta avanços da agenda climática municipal

A Prefeitura de Salvador segue com a sua participação na COP30, a maior conferência global sobre mudanças climáticas realizada pela ONU, que acontece em Belém (PA) ao longo desta semana, reunindo autoridades de mais de 190 países. Nesta quarta-feira (12), terceiro dia de evento, os representantes do município participaram de debates sobre governança climática, cooperação entre governos e setores, inovação na gestão da água e alimentação saudável.

A capital baiana terá a oportunidade de coordenar um segundo painel na programação oficial da COP30, na sexta-feira (14), com o tema “Grandes Eventos e Ação Climática: cultura, resiliência e oportunidades”, em que mostrará o trabalho da Prefeitura para a mitigação da emissão dos gases do efeito estufa nas festas populares como Carnaval e Festival Virada.

O secretário municipal de Sustentabilidade e Resiliência (Secis), Ivan Euler, afirmou que a presença de Salvador na COP30 é fundamental para fortalecer parcerias internacionais e apresentar resultados concretos da capital baiana na mitigação das mudanças climáticas.

Entre as iniciativas já em prática na capital baiana para minimizar esses efeitos, e que foram apresentados no evento, estão o programa Salvador Solar, que incentiva o uso de energia limpa e capacita cidadãos para atuarem na área; o Corredores Verdes, voltado ao plantio de árvores em grandes avenidas da cidade; e o pacto para a redução das emissões de metano, que foi assinado pelo prefeito Bruno Reis durante a COP30.

“Nos últimos dias, Salvador participou de diversos eventos e painéis, inclusive com a presença do prefeito Bruno Reis, discutindo temas como finanças e justiça climática, gestão de resíduos e biometano. Tivemos também a assinatura de um pacto para a redução das emissões de metano na nossa cidade. Foram momentos importantes para debater os impactos das mudanças climáticas e apresentar as boas práticas que a capital baiana vem desenvolvendo, reconhecidas como cases de sucesso e referência para outras cidades do Brasil e do mundo”, comentou o secretário.

Nesta quarta-feira, o titular da Secis participou de painéis a convite de institutos como o Comida do Amanhã e o World Resources Institute (WRI), que debateram o acesso à água potável, logística reversa, o acesso à alimentação saudável e a assistência técnica para que os pequenos municípios também possam criar soluções de adaptação climática. Ivan Euler esteve ao lado de autoridades como o ministro das Cidades, Jader Filho, e Carlos Antônio Vieira Fernandes, presidente da Caixa.

A comitiva da Secis integrou ainda discussões sobre economia circular e a importância dos oceanos para o equilíbrio ambiental. “Estar na COP30 é uma oportunidade valiosa para Salvador compartilhar suas experiências, ampliar parcerias e trazer novas soluções que fortaleçam as políticas ambientais e climáticas da cidade”, completou Ivan Euler.

O subsecretário da Secis, Walter Pinto Jr., que também participa dos debates em Belém, comentou sobre a importância do fortalecimento das instituições e dos governos locais no enfrentamento das mudanças climáticas. Segundo ele, os debates da conferência têm ressaltado o papel das cidades na implementação de políticas sustentáveis e na criação de estratégias eficazes de governança climática.

“Tem se discutido também o plano de aceleração de soluções, além de estratégias de governança voltadas ao enfrentamento das mudanças climáticas. Essas iniciativas vão garantir apoio de organizações multilaterais e internacionais, além de financiamento climático para as cidades, o que é fundamental. Outro ponto relevante são as edificações sustentáveis, área em que Salvador também tem se destacado, com o IPTU Verde, voltado à construção de uma cidade mais sustentável e resiliente”, pontuou Walter Pinto Jr.

O primeiro painel coordenado por Salvador na programação oficial da COP30 ocorreu na terça-feira (11), com a presença de Bruno Reis, com o tema “Gestão de Resíduos Sólidos como Estratégia Climática: Experiências Locais e Cooperação Internacional”. Na ocasião, a Prefeitura apresentou cases de sucesso como os projetos Recicla Capital e RODA, que têm ampliado a coleta seletiva na cidade e contribuído para a geração de renda.

Agenda – Nesta quinta-feira (13), a comitiva de Salvador participará de novos painéis da COP30. A partir das 16h, por exemplo, os representantes da Secis estarão num painel organizado pela Frente Nacional de Prefeitas e Prefeitos (FNP), órgão do qual Bruno Reis, inclusive, é vice-presidente de Adaptação Urbana e Prevenção de Desastres. O encontro terá como tema “Espaços públicos à prova do clima: arquitetura urbana resiliente”.

Outras notícias

EDUCAÇÃO

Gestão educacional em Lauro de Freitas é pauta em bate-papo no programa CBN Educa+

13 de Novembro de 2025

À frente da pasta na cidade, Tamires Andrade abordou desafios deixados pela antiga gestão e metas alcançadas recentemente.

SAÚDE

Evento celebra 20 anos da Política de Saúde da População Negra em Salvador

13 de Novembro de 2025

ECONOMIA

Mulheres Ganham 15,8% Menos que Homens no Brasil, Aponta IBGE

13 de Novembro de 2025

POLÍTICA

Presidente da Câmara destaca andamento do PPA 2026–2029 e pautas prioritárias da Casa

13 de Novembro de 2025

CIDADE

Motoristas de aplicativo em Salvador deverão instalar câmeras de segurança nos veículos

13 de Novembro de 2025

Ver mais

Do amor à indecisão 09 de Março de 2018

TSE mantém multa contra campanha de Bolsonaro por fake news 21 de Junho de 2023

Advogado de Lula pede que juiz reconsidere acesso a sistema da Odebrecht 05 de Setembro de 2019

Shawn Mendes visita o Candyall Guetho Square ao lado de Ivete Sangalo e Carlinhos Brown 13 de Novembro de 2025

Zezé Motta será agraciada com o título de Cidadã de Salvador 12 de Novembro de 2025