Deputado Samuel Júnior participa da 1ª Marcha Nacional dos Deputados Estaduais em defesa do pacto federativo

O deputado estadual Samuel Júnior (Republicanos-BA), primeiro secretário da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), está em Brasília desde a última terça-feira (25) participando da Primeira Marcha Nacional dos Deputados Estaduais, mobilização inédita que reúne parlamentares das 27 unidades federativas para discutir e enfrentar os impactos da Reforma Administrativa (PEC 38/2025), atualmente em tramitação no Congresso Nacional.

A principal preocupação do grupo é o risco de desmonte do pacto federativo previsto na Constituição Federal. Na avaliação dos deputados, a proposta enfraquece a autonomia dos estados, cria uma relação de subordinação entre os Tribunais de Contas estaduais e o Tribunal de Contas da União, compromete políticas públicas essenciais e ameaça direitos adquiridos dos servidores públicos, gerando insegurança institucional.

Segundo Samuel Júnior, a Marcha simboliza a união dos parlamentos estaduais em defesa da democracia e da autonomia dos estados. Para ele, qualquer mudança na estrutura administrativa do país precisa ser amplamente debatida e construída de forma coletiva, garantindo segurança jurídica e equilíbrio entre os poderes.

“Estamos aqui para defender a autonomia dos estados e a Constituição. A reforma, do jeito que está, desequilibra isso. Nossa luta é para garantir que as mudanças no país sejam feitas com diálogo, responsabilidade e respeito às instituições. Não aceitaremos qualquer reforma que fragilize os estados e prejudique o povo”, disse o deputado.

Como parte da mobilização, os representantes estaduais entregaram ao ao secretário Especial de Assuntos Federativos, Júlio Pinheiro, a Carta das Assembleias em Defesa do Federalismo, documento que solicita, entre outros pontos:

  • a retirada dos dispositivos que ampliam o poder da União além do previsto na Constituição;
  • a anulação de artigos considerados prejudiciais ao equilíbrio federativo;
  • e a retomada do diálogo nacional para construção de uma reforma administrativa moderna, eficiente e que respeite as competências de cada ente federativo.

Representando a Bahia, além de Samuel, participaram da agenda em Brasília a presidente da ALBA, Ivana Bastos (PSD), e os deputados Marquinho Viana (PV) e Fátima Nunes (PT).

A Marcha segue com reuniões, debates e articulações ao longo da semana, reforçando a posição dos estados diante de uma das reformas mais sensíveis em discussão no país.

Outras notícias

FAMOSOS

Revelação de personagem trans em ‘Três Graças’ provoca grande repercussão nas redes: “Cena digna de Oscar”

26 de Novembro de 2025

SAÚDE

Anvisa firma acordo com Butantan para avançar no registro da vacina nacional contra a dengue

26 de Novembro de 2025

CULTURA

Festival Feira Preta será realizado neste fim de semana na Praça Maria Felipa

26 de Novembro de 2025

CIDADE

Prefeitura de Cardeal da Silva entrega caçamba requalificada para reforçar obras no município

25 de Novembro de 2025

POLÍTICA

Câmara debate uso responsável do som automotivo e políticas para idosos

25 de Novembro de 2025

Ver mais

Do amor à indecisão 09 de Março de 2018

TSE mantém multa contra campanha de Bolsonaro por fake news 21 de Junho de 2023

Advogado de Lula pede que juiz reconsidere acesso a sistema da Odebrecht 05 de Setembro de 2019

Revelação de personagem trans em ‘Três Graças’ provoca grande repercussão nas redes: “Cena digna de Oscar” 26 de Novembro de 2025

Morre Jimmy Cliff, lenda do reggae, aos 81 anos 24 de Novembro de 2025