Prefeitura-Bairro do Subúrbio será pioneira no cadastramento biométrico do eleitor

FOTO REPRODUÇÃO 

Salvador está entre as primeiras capitais do país a oferecer o cadastramento biométrico do eleitor, em postos descentralizados montados nas Prefeituras-Bairro da capital baiana, uma parceria com o Tribunal Regional Eleitoral (TRE- BA). O serviço pioneiro vai funcionar a partir de 28 deste mês, na unidade do Subúrbio/Ilhas de Salvador, que está sendo preparada para a realização do cadastro obrigatório para as eleições de 2018.

Todas as demais unidades estão em fase de estruturação para o novo procedimento, e as demais Prefeituras-Bairro devem estar dotadas do mesmo serviço até maio deste ano. “Vamos facilitar a vida do cidadão, levando o cadastramento até ele”, explica o diretor-geral das Prefeituras-Bairro de Salvador, Junior Magalhães. “Nossa meta é ampliar cada vez mais os benefícios à população, promovendo cidadania e qualidade no atendimento”, destaca.

O cadastramento biométrico é obrigatório e será realizado no mesmo horário de expediente das Prefeituras-Bairro, das 8 às 17h. O eleitor deverá comparecer ao posto, levando um documento oficial de identificação com foto (RG, CNH, carteira profissional, passaporte ou carteira de reservista); comprovante de endereço (emitido há, no máximo, três meses, em nome do eleitor ou parente; e documento comprobatório de alteração de dados, se for o caso (certidão de casamento com homologação de separação, sentença judicial, etc.).

As Prefeituras-Bairro de Salvador somam mais de 10 mil atendimentos por mês, em dez unidades, abrangendo as regiões Centro/Brotas, Cajazeiras, Itapuã, Cidade Baixa, Barra/Pituba, Cabula/Tancredo Neves, Pau da Lima, São Caetano/Liberdade e Valéria, além do Subúrbio/Ilhas. As unidades já totalizaram 2,4 milhões de procedimentos, em áreas diversas, desde inscrição no programa Bolsa Família até a solicitação de poda de árvores e melhoria de iluminação pública.

Os quesitos mais procurados pela população são a marcação de exames e consultas, emissão do cartão do SUS, vagas de empregos pelo Serviço Municipal de Intermediação de Mão de Obra (SIMM) e distribuição de medicamentos.

Outras notícias

SAÚDE

Maternidade de Salvador apresenta estoque crítico no Banco de Leite Humano

16 de Maio de 2025

POLÍTICA

Iniciativa da gestão de Leo Prates na SMS de Salvador conquista reconhecimento internacional por inovação na saúde públi

16 de Maio de 2025

CIDADE

Travessia Salvador-Mar Grande retoma atividades após dois dias sem operar

16 de Maio de 2025

SAÚDE

Salvador recebe prêmio internacional por uso inovador de tecnologia na saúde pública

16 de Maio de 2025

POLÍTICA

Projeto de Alex Santana exige parecer técnico prévio para transferências voluntárias da União

14 de Maio de 2025

Texto está em análise na Câmara dos Deputados

Ver mais

Do amor à indecisão 09 de Março de 2018

TSE mantém multa contra campanha de Bolsonaro por fake news 21 de Junho de 2023

Advogado de Lula pede que juiz reconsidere acesso a sistema da Odebrecht 05 de Setembro de 2019

Especialista defende secretário de Cultura de Salvador e questiona fãs de Claudia Leitte sobre postura racista 18 de Dezembro de 2024

Consultora racial aponta hipocrisia em esposa de Paquetá sobre caso em Salvador: “dorme com um investigado” 24 de Novembro de 2024