Câmara de Salvador vota projeto do Executivo que revisa aumento do VUPt e do IPTU 2018

 

A Câmara de Vereadores de Salvador vota na próxima quarta-feira (13), um projeto de lei do Executivo que revisa os Valores Unitários Padrão de Terreno e de Construção, (VUPt e VUPc), que incidem no valor do Imposto sobre a Propriedade Predial Urbana (IPTU) para o exercício 2018.

Segundo a prefeitura, os valores que constam na Lei 8473/2013 sofrerão uma atualização monetária, ou seja, vai haver um aumento. Entretanto, o percentual não foi especificado. O valor do IPTU para o ano que vem está determinado pela Lei 9.279, que prevê a correção pelo IPCA de 2017.

Adicionalmente, a nova PGV - documento em que consta o valor do metro quadrado do terreno urbano de cada divisão fiscal do município, servindo de base para o cálculo do IPTU - incorporou as reduções dos valores previstos para as áreas de Cassange e Bairro da Paz, bem como fixou os valores dos VUPt referentes a logradouros que surgiram após a publicação da Lei 8473/2013.

 O Projeto de Lei ainda traz mudanças que devem simplificar a forma de cadastramento dos profissionais autônomos. O procedimento passa a ser por meio eletrônico, bem como o pagamento do imposto, que será mediante Documento de Arrecadação Municipal.

Além disso, de acordo com o projeto, o lançamento do ISS dos autônomos deixa de ser “de ofício” e passa a ser por “declaração”, com base nas informações anuais do profissional que continua exercendo atividade econômica.

O projeto estabelece também condições espontâneas de pagamento do Imposto Sobre a Transmissão Inter-Vivos de Bens Imóveis (ITIV) para adquirente de imóveis que ainda não obtiveram a emissão de Alvará de Habite-se, com o objetivo de oferecer comodidade ao contribuinte que tenha interesse em antecipar a quitação do imposto, extinguindo o crédito tributário.

Se aprovado, o projeto volta ao gabinete do prefeito para ser sancionado.

Outras notícias

CIDADE

Salvador tem tempo chuvoso neste final de semana; veja previsão

23 de Maio de 2025

POLÍTICA

’Crime estampado na cara da sociedade’, brada vereadora Marcelle Moraes após invasão na Câmara de Salvador

23 de Maio de 2025

POLÍTICA

Confusão na Câmara tem porradaria entre PMs e Guardas Municipais

23 de Maio de 2025

POLÍTICA

Governo recua e revoga parte do aumento do IOF; veja mudanças

23 de Maio de 2025

POLÍTICA

Marcelle Moraes cobra revogação do EAD para o curso de medicina veterinária: ‘Irresponsabilidade Ministério da Educação’

22 de Maio de 2025

Ver mais

Do amor à indecisão 09 de Março de 2018

TSE mantém multa contra campanha de Bolsonaro por fake news 21 de Junho de 2023

Advogado de Lula pede que juiz reconsidere acesso a sistema da Odebrecht 05 de Setembro de 2019

Especialista defende secretário de Cultura de Salvador e questiona fãs de Claudia Leitte sobre postura racista 18 de Dezembro de 2024

Consultora racial aponta hipocrisia em esposa de Paquetá sobre caso em Salvador: “dorme com um investigado” 24 de Novembro de 2024