Alunos da rede pública de Salvador terão aula de gastronomia nas escolas municipais

Projeto de autoria de Joceval Rodrigues que já foi aprovado pela Câmara Municipal foi um dos assuntos abordados em reunião que contou com a presença do secretário Bruno Barral e o reitor da UCSAL

Com o objetivo de desenvolver estratégias e parcerias em prol da melhoria da educação básica na capital baiana, o vereador Joceval Rodrigues (Cidadania) intermediou uma reunião na última sexta-feira (07), entre o titular da Educação municipal, Bruno Barral, e o reitor da Universidade Católica de Salvador (UCSAL), o padre Maurício Ferreira.

Entre as pautas discutidas no encontro esteve a inserção transversal da gastronomia nas escolas. O projeto de autoria de Joceval Rodrigues que já foi aprovado pela Câmara Municipal e aguarda a sanção do prefeito ACM Neto para ser implantado na rede pública de ensino da cidade, visa estimular o desenvolvimento de crianças no processo pedagógico através da descoberta da origem dos alimentos, além de estimular hábitos saudáveis e valorizar a cultura local com o uso de ingredientes próprios da nossa terra.

“Crianças e adolescentes poderão conhecer e valorizar as comidas típicas da Bahia bem como aprendam a se alimentar de maneira saudável. É desde cedo que criamos cidadãos responsáveis com a saúde e nada mais propício que no âmbito escolar. Além disso estaremos desenvolvendo valores como criatividade, a importância do planejamento, o senso de organização, a higiene, a disciplina, o espírito de liderança e o controle de qualidade dos alimentos in natura e manipulados entre os alunos da rede pública da capital”, afirmou o parlamentar.

O reitor da UCSAL aproveitou a oportunidade para colocar à disposição a instituição como instrumento de pesquisa e parceria no desenvolvimento da educação no município. “A universidade é um instrumento de pesquisa e de ciência, e nada adianta esse espaço se não for para contribuir com a sociedade. Temos que atuar em conjunto nas possibilidades de crescimento e aprendizado e aos poucos colocar em efetivo para servir mais e melhor como é o nosso lema”, pontuou o padre.

 Já o secretário Bruno Barral, comemorou o surgimento de ideias vindas da iniciativa privada para aplicação e melhoria dos serviços públicos da capital. “É inspirador a inovação da gestão dessa instituição. Depois dessa reunião faremos uma força-tarefa para iniciar a aplicação e desenvolvimentos de projetos que irão proporcionar a melhoria da qualidade de ensino público em nossa rede”, declarou.

Outras notícias

POLÍTICA

PF mira Marcos do Val e senador vai usar tornozeleira eletrônica

04 de Agosto de 2025

CIDADE

Veja quando e onde o abastecimento de água será interrompido na Bahia

04 de Agosto de 2025

CIDADE

Após tiroteio, ônibus não entram no Engenho Velho da Federação

04 de Agosto de 2025

SAÚDE

Anclivepa Bahia oferece curso prático de castração para veterinários e estudantes

04 de Agosto de 2025

POLÍTICA

Leo Prates lança livro legislativo e reforça compromisso com a transparência e a boa política

04 de Agosto de 2025

Ver mais

Do amor à indecisão 09 de Março de 2018

TSE mantém multa contra campanha de Bolsonaro por fake news 21 de Junho de 2023

Advogado de Lula pede que juiz reconsidere acesso a sistema da Odebrecht 05 de Setembro de 2019

Especialista defende secretário de Cultura de Salvador e questiona fãs de Claudia Leitte sobre postura racista 18 de Dezembro de 2024

Consultora racial aponta hipocrisia em esposa de Paquetá sobre caso em Salvador: “dorme com um investigado” 24 de Novembro de 2024