Escolas estaduais da Bahia podem virar abrigo para moradores de rua durante pandemia
Foto: Sandra Travassos/ ALBA
A orientação do Ministério da Saúde e da Organização Mundial da Saúde é de total isolamento social em face da pandemia de coronavírus, no entanto, os moradores em situação de rua encontram-se em extrema vulnerabilidade. Para evitar um impacto em massa dessa população, o deputado Samuel Júnior (PDT) indicou ao governador Rui Costa a utilização das escolas estaduais da Bahia como abrigo para os moradores.
A dinâmica de assistência será inspirada no modelo elaborado por Salvador, com a oferta de profissionais de saúde e alimentação para os que aceitarem abrigo, contêiner com avaliação clínica, alimentação e banho para quem não aceitar o acolhimento.
“Na Bahia não há um número exato dessa população, mas é certo que muitas vidas poderão sem poupadas, tendo em vista que são 417 municípios no território baiano. É preciso um esforço maior neste momento com a utilização de todos os órgãos e orçamento possíveis para salvar famílias, crianças e idosos que vivem nas ruas”, declarou Samuel.
Suspensão de cobrança de taxa para comerciantes
Para minimizar os prejuízos dos estabelecimentos comerciais no estado, o pedetista também solicitou a suspensão da cobrança de impostos e taxas municipais para os comerciantes, onde houve decreto suspendendo o funcionamento do comércio por conta da pandemia do COVID-19.
A motivação para tal propósito é óbvia, sem o funcionamento normal do comércio como os empresários terão condições de arrecadar recursos para o pagamento de impostos e taxas? A crise que estamos vivendo requer sensibilidade de todos e os municípios devem reduzir a carga tributária para que o setor empresarial possa passar por esse vendável”, justificou.
Após uma reivindicação do deputado Samuel Júnior, o governador Rui Costa visitou as instalações do Hospital Espanhol nesta quarta-feira (18) para inspecionar a situação da unidade hospitalar para o atendimento exclusivo dos pacientes de coronavírus na Bahia. De acordo com o chefe do Executivo baiano, a reabertura do hospital garantira o aporte de mais 160 leitos para assistência às pessoas com quadro clínico grave em decorrência de complicações causadas pelo vírus.
Outras notícias

PF mira Marcos do Val e senador vai usar tornozeleira eletrônica
04 de Agosto de 2025

Veja quando e onde o abastecimento de água será interrompido na Bahia
04 de Agosto de 2025

Após tiroteio, ônibus não entram no Engenho Velho da Federação
04 de Agosto de 2025

Anclivepa Bahia oferece curso prático de castração para veterinários e estudantes
04 de Agosto de 2025

Leo Prates lança livro legislativo e reforça compromisso com a transparência e a boa política
04 de Agosto de 2025

Do amor à indecisão 09 de Março de 2018

TSE mantém multa contra campanha de Bolsonaro por fake news 21 de Junho de 2023

Advogado de Lula pede que juiz reconsidere acesso a sistema da Odebrecht 05 de Setembro de 2019

Especialista defende secretário de Cultura de Salvador e questiona fãs de Claudia Leitte sobre postura racista 18 de Dezembro de 2024
