Candidatura de Leo Prates a deputado federal é homologada em convenção do PDT: "vamos lutar pela Bahia em Brasília"

O deputado e ex-secretário de saúde Leo Prates disputará uma vaga na Câmara Federal, em outubro. A candidatura do parlamentar foi homologada na Convenção Estadual do Partido Democrático Trabalhista (PDT), realizada nesta terça-feira (02), em Salvador. Com a proposta de levar para Brasília as bandeiras da saúde, pessoa com deficiência, causa animal e população de rua, Prates acredita a experiência no executivo municipal ao longo dos últimos anos o habilitaram a fazer um bom debate no legislativo federal.

 

"Apesar de me considerar jovem, sou um veterano na política. Além de toda experiência legislativa que adquiri ao longo dos anos na Câmara de Salvador e na Assembleia Legislativa, acredito que a vivência na Prefeitura de Salvador me ensinou muito", explica Prates. "Agora quero levar os pleitos do nosso povo para a câmara federal, e construir um mandato junto à população. Vamos lutar pela Bahia em Brasília", completa.

 

Com mais de vinte anos de vida pública, Leo Prates ocupou importantes cargos, mesmo com pouca idade. Desde cedo vocacionado, Prates demonstrou aptidão para a política nos grêmios estudantis e junto a ACM Neto fundou o PFL Jovem. Em 2012 foi eleito para seu primeiro mandato de vereador, onde presidiu a Comissão Especial em Defesa da Pessoa Com Deficiência, da Comissão de Constituição e Justiça e foi relator de importantes projetos como o Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano (PDDU). Já em seu segundo mandato foi eleito presidente da Câmara Municipal de Salvador, um dos mais jovens da história. 

 

Em 2018, Prates assumiu o desafio de disputar as eleições para Deputado Estadual. Ao vencer e tomar posse, protocolou em um só dia 63 proposições legislativas. Em seguida foi convocado pelo então prefeito de Salvador, ACM Neto, a assumir a titularidade da Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza, onde fez um excepcional trabalho junto à população de rua. Através do seu bom desempenho, foi alçado ao posto de uma das pastas mais importantes da administração municipal, a Secretaria Municipal da Saúde de Salvador, onde foi responsável pelo recorde de cobertura de atenção básica, o índice mais baixo de infestação por mosquito da dengue, em 16 anos, além do combate à pandemia, que o atribuiu o título de melhor secretário de saúde do país. 

 

De volta à Assembleia Legislativa, Leo Prates tem defendido importantes interesses como o auxílio de transporte para que grávidas possam realizar os exames pré-natal e a dispensação de fraldas geriátricas para toda a Bahia. Agora com a candidatura a deputado federal homologada pelo PDT, Leo Prates planeja levar os debates promovidos ao longo da sua vida política ao âmbito federal.

Outras notícias

POLÍTICA

Marcell Moraes defende investimentos no kart para impulsionar esporte e economia em Salvador

14 de Agosto de 2025

POLÍTICA

Samuel Júnior defende postura responsável da oposição em debates sobre segurança após posicionamento de Jerônimo

12 de Agosto de 2025

CIDADE

Cardeal da Silva anuncia implantação de 20 casas populares em parceria com o Ministério das Cidades

11 de Agosto de 2025

POLÍTICA

Samuel Jr. fala em “ditadura do Judiciário” após prisão domiciliar de Bolsonaro e cobra reação da sociedade

07 de Agosto de 2025

EDUCAÇÃO

Tainara Ferreira comenta ataques a Lucas Pizane e critica silenciamento de homens vítimas de assédio

07 de Agosto de 2025

Coautora do livro 'O Futuro das Novas Masculinidades', especialista explicou em vídeo sobre os impactos desses atos na sociedade, independente do gênero.

Ver mais

Do amor à indecisão 09 de Março de 2018

TSE mantém multa contra campanha de Bolsonaro por fake news 21 de Junho de 2023

Advogado de Lula pede que juiz reconsidere acesso a sistema da Odebrecht 05 de Setembro de 2019

Especialista defende secretário de Cultura de Salvador e questiona fãs de Claudia Leitte sobre postura racista 18 de Dezembro de 2024

Consultora racial aponta hipocrisia em esposa de Paquetá sobre caso em Salvador: “dorme com um investigado” 24 de Novembro de 2024