Deputado federal baiano apresenta no Congresso projeto para acessibilidade de pessoas obesas em hospitais públicos e pri
O deputado baiano Joceval Rodrigues (Cidadania), apresentou na Câmara Federal, em Brasília, o Projeto de Lei nº 2134/2022, de sua autoria, que decreta a obrigatoriedade da disponibilização de, no mínimo, uma maca e uma cadeira de rodas dimensionadas para o atendimento exclusivo às pessoas obesas em unidades de saúde públicas e privadas no Brasil.
Para garantir comodidade e segurança a pessoas obesas, as instituições de ensino pública ou privada do país deverão adaptar os assentos para este público, caso o PL seja aprovado na Câmara Alta. Milhares de Brasileiros podem ser beneficiados, já que a instalação obrigatória vai permitir que a população com esse tipo de doença crônica possa exercer seu direito à cidadão, desfrutando de melhores condições de permanência nos estabelecimentos escolares. “É importante estarmos vigilantes para que todos os corpos, pessoas e realidades sejam aceitas. Não é mais aceitável a discriminação ou preconceito em qualquer área da vida, as políticas públicas devem sair do papel e facilitar, efetivamente, a vida das pessoas”, justifica Joceval Rodrigues.
O projeto determina, ainda, que a confecção das cadeiras respeite as medidas definidas pelo Índice de Massa Corporal (IMC), padrão estabelecido pela Organização Mundial de Saúde (OMC). Caso seja aprovado, o texto seguirá para tramitação no Senado. O descumprimento da regra renderá uma multa de de R$ 5.000,00, o valor arrecadado com a aplicação da correção será destinado para aquisição de cadeiras para obesos destinadas a entidades educacionais filantrópicas.
O argumento para o projeto é que a lei é a única forma de assegurar mobilidade e inclusão social desse grupo que por diversas vezes ficam em situações vexatórias, à mercê sem poder se deslocar em situações de urgência e emergência para adentrar unidades de saúde, hospitais, clínicas e deles sair, em razão da inexistência de medidas simples, como uma cadeira de rodas ou maca adequada para esse público nesses locais.
Para o autor, a inclusão desse grupo é urgente, pois “é preciso que se respeite o direito de ir e vir e o de receber atendimento de qualidade, esse projeto é só para área da saúde, mas sabemos que o preconceito e o desrespeito acontecem em todos os setores e isso precisa acabar, nem que seja através da lei”, considera o parlamentar.
Obesidade
De acordo com informações da Agência Brasil, uma projeção com dados alarmantes mostram como poderão estar os brasileiros daqui a oito anos: a prevalência de excesso de peso pode chegar a 68%, ou seja, sete em cada 10 pessoas, e a de obesidade a 26%, ou uma a cada quatro. Os dados levantados são do estudo A Epidemia de Obesidade e as DCNT – Causas, custos e sobrecarga no SUS, realizado por uma equipe formada por 17 pesquisadores de diversas universidades do Brasil e uma do Chile.
O estudo, que foi financiado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), mostra que, no Brasil, a prevalência do excesso de peso aumentou de 42,6% em 2006 para 55,4% em 2019. Já a obesidade saltou de 11,8% para 20,3% no mesmo período.
Outras notícias

Marcell Moraes defende investimentos no kart para impulsionar esporte e economia em Salvador
14 de Agosto de 2025

Samuel Júnior defende postura responsável da oposição em debates sobre segurança após posicionamento de Jerônimo
12 de Agosto de 2025

Cardeal da Silva anuncia implantação de 20 casas populares em parceria com o Ministério das Cidades
11 de Agosto de 2025

Samuel Jr. fala em “ditadura do Judiciário” após prisão domiciliar de Bolsonaro e cobra reação da sociedade
07 de Agosto de 2025

Tainara Ferreira comenta ataques a Lucas Pizane e critica silenciamento de homens vítimas de assédio
07 de Agosto de 2025Coautora do livro 'O Futuro das Novas Masculinidades', especialista explicou em vídeo sobre os impactos desses atos na sociedade, independente do gênero.

Do amor à indecisão 09 de Março de 2018

TSE mantém multa contra campanha de Bolsonaro por fake news 21 de Junho de 2023

Advogado de Lula pede que juiz reconsidere acesso a sistema da Odebrecht 05 de Setembro de 2019

Especialista defende secretário de Cultura de Salvador e questiona fãs de Claudia Leitte sobre postura racista 18 de Dezembro de 2024
