Deputado Federal Joceval Rodrigues busca alternativas de amparo junto à Defensoria Pública para egressas penais
No que depender do deputado federal baiano Joceval Rodrigues (Cidadania), as mulheres com transtornos mentais que são egressas penais do sistema carcerário, poderão contar com maior amparo e atenção para que sejam reabilitadas à sociedade, alcançando reposicionamento profissional e social. Para isso, uma equipe do parlamentar, composta por mulheres atuantes na causa, reuniu-se nesta quinta-feira (25), com a Comunidade de Assuntos Penais e a Defensoria Pública da Bahia, no Centro Administrativo (CAB).
Conforme Joceval Rodrigues, que é candidato à recondução no Congresso Nacional nas eleições de outubro, à defesa da vida das mulheres que vivem ou viveram em condições de encarceramento, e que apresentam transtornos mentais, é uma das suas principais bandeiras, por isso, constituiu uma frente feminina para articular ações estratégicas que beneficiem a essas mulheres. “Defender a vida é mais que uma bandeira do nosso mandato, é uma missão. É por isso que criamos a ‘Frente Parlamentar em Defesa da Vida’, que visa acompanhar e fiscalizar programas e políticas públicas municipais para a proteção dos direitos à vida”, reitera.
Na reunião, foram debatidas estratégias de recondução ao mercado, e continuidade de tratamento humanizado, baseado no acolhimento integral a essas mulheres, considerando as reivindicações das próprias. “Toda a equipe trabalha ininterruptamente para escutar, acolher, compreender e elaborar iniciativas que possam melhorar a qualidade de suas vidas, continuaremos focados em criar em conjunto, contando com a colaboração da Defensoria Pública, Comunidades e demais interessados na transformação dessas realidades”, declarou Joceval Rodrigues.