Leo Prates quer criar Comissão Especial em Defesa da Pessoa com Deficiência na ALBA

Se depender do deputado estadual Leo Prates (PDT), as pessoas com deficiência que residem em todo o Estado terão os seus direitos e a defesa desses plenamente assegurados na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba). É o que o parlamentar propõe com a criação da Comissão Especial em Defesa da Pessoa com Deficiência, através de um requerimento protocolado na Casa neste mês de setembro, que marca nacionalmente o dia 21 como data da Luta Nacional da Pessoa com Deficiência.

 

O principal objetivo da iniciativa é o de aprofundar o debate sobre as demandas e obstáculos que esse público enfrenta, principalmente nas regiões mais distantes dos grandes centros urbanos. Enquanto esteve na vereança em Salvador, tendo sido presidente da Câmara Municipal (CMS), Prates criou a comissão permanente em defesa da pessoa com deficiência, que atua em prol de toda a comunidade com deficiência da capital baiana.

 

“Defendo as lutas por direitos e defesa das pessoas com deficiência desde o início da minha trajetória política, e enquanto estive à frente da Secretaria Municipal de Promoção Social, Combate à Pobreza (SEMPRE), e da Saúde (SMS), dei continuidade ao trabalho, e fortaleci o diálogo com essa comunidade, ampliando o debate e beneficiando muita gente. Queremos com isso que o propósito seja estendido para toda a Bahia, pois compreendemos a relevância social da causa” justificou o parlamentar, que tenta uma vaga no Congresso Nacional nas eleições de outubro.“Queremos contar com a sensibilidade e empatia dos colegas da Alba para que entendam a urgência e importância de termos na Casa uma comissão que irá trabalhar na defesa dos direitos das pessoas que têm algum tipo de deficiência”, completou Prates.

 

O deputado foi responsável por assinar um convênio com a Associação dos Amigos Autista da Bahia (AMA BA), para a oferta do serviço de proteção social especial para 217 crianças, jovens e adultos com autismo, entre 2 a 21 anos e familiares, além de criar o selo Amigo do Autista, que identifica instituições que atendem pessoas dentro do espectro.

 

Além de contribuir em sua gestão com o Centro Especializado em Reabilitação (CER II), que funciona na estrutura do Subúrbio 360, em Coutos, gerido pela Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), tendo ultrapassado a marca de 1.500 atendimentos prestados para Pessoas com Deficiência (PCD’s) da comunidade e adjacências, com investimento de R$ 2 milhões da Prefeitura.

 

Pessoa com deficiência

 

No Brasil, pelo menos um quarto da população possui algum tipo de deficiência. Sendo fundamental, portanto, o desenvolvimento de meios de inclusão das pessoas com deficiência na sociedade, já que representam uma parcela significativa de brasileiros. A deficiência não é necessariamente uma doença e sim uma condição individual. Por isso, políticas de inclusão e inserção social são essenciais para permitir que os direitos dessas pessoas sejam representados.

Outras notícias

POLÍTICA

Salvador pode ganhar hortas comunitárias e escolares para cultivo de cogumelos e incentivo à alimentação saudável

15 de Agosto de 2025

POLÍTICA

Marcell Moraes defende investimentos no kart para impulsionar esporte e economia em Salvador

14 de Agosto de 2025

POLÍTICA

Samuel Júnior defende postura responsável da oposição em debates sobre segurança após posicionamento de Jerônimo

12 de Agosto de 2025

CIDADE

Cardeal da Silva anuncia implantação de 20 casas populares em parceria com o Ministério das Cidades

11 de Agosto de 2025

POLÍTICA

Samuel Jr. fala em “ditadura do Judiciário” após prisão domiciliar de Bolsonaro e cobra reação da sociedade

07 de Agosto de 2025

Ver mais

Do amor à indecisão 09 de Março de 2018

TSE mantém multa contra campanha de Bolsonaro por fake news 21 de Junho de 2023

Advogado de Lula pede que juiz reconsidere acesso a sistema da Odebrecht 05 de Setembro de 2019

Especialista defende secretário de Cultura de Salvador e questiona fãs de Claudia Leitte sobre postura racista 18 de Dezembro de 2024

Consultora racial aponta hipocrisia em esposa de Paquetá sobre caso em Salvador: “dorme com um investigado” 24 de Novembro de 2024