Novas motolâncias do Samu já estão em operação em Salvador
Salvador ganhou um importante reforço para garantir maior agilidade nos atendimentos de urgência. Na manhã desta quarta-feira (15), o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192) da capital recebeu sete novas motolâncias, que serão utilizadas para renovação da frota.
“Durante o Carnaval, essas motos serão fundamentais para o deslocamento ágil das equipes de cirurgiões bucomaxilofaciais que realizarão procedimentos cirúrgicos dentro dos módulos de saúde instalados nos circuitos oficiais. O atendimento rápido para esse perfil de paciente é muito importante para evitar que os traumas gerem sequelas irreversíveis na vítima”, destacou a secretária municipal da Saúde (SMS), Ana Paula Matos.
Com velocidade, segurança e precisão, os profissionais do Grupo de Motociclistas de Atendimento às Urgências do Samu 192 de Salvador trabalham em situações em que alguns minutos salvam vidas. As motocicletas são pilotadas exclusivamente por profissionais de saúde. No total, o serviço possui 12 motos em operação ininterrupta na cidade.
“A equipe da motolância faz um primeiro atendimento emergencial ao paciente, e a ambulância chega para dar um suporte posterior e transportar o paciente quando a situação requer transferência hospitalar. Com isso, conseguimos iniciar os primeiros socorros com muito mais rapidez, visto que, devido ao trânsito intenso que é comum nos centros urbanos, muitas vezes impossibilita o deslocamento com maior agilidade das ambulâncias”, pontuou o coordenador médico de Urgência e Emergência. Ivan Paiva.
Atualmente, o Samu de Salvador possui a maior frota da história da cidade: são 73 ambulâncias, 12 motolâncias e duas ambulanchas disponíveis para o socorro às vítimas da capital.