Upinha Barris é inaugurada e passa a acolher pacientes com sintomas respiratórios
Voltada ao acolhimento de pacientes com sintomas respiratórios, a nova Upinha Barris – anexa à UPA Barris – foi inaugurada pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS), na manhã desta segunda-feira (3). O ato marcou o início de operação da unidade, que oferece atendimento 24 horas, durante todos os dias da semana, acolhendo pacientes adultos com sintomas respiratórios.
A Upinha Barris tem investimento de R$850 mil mensais de recursos municipais, contando com uma estrutura de consultórios médicos, de acolhimento e classificação de riscos, sala de coleta de exames e de testagem para a Covid-19. São dez leitos de observação, dois leitos de sala vermelha, dez leitos de acomodação e mais dez de retaguarda.
Segundo a titular da SMS e vice-prefeita, Ana Paula Matos, a intenção é dar mais conforto para as pessoas que procuram a rede municipal de saúde, com síndromes respiratórias e sintomas gripais. “Elas passarão por uma triagem tanto na Upinha como na UPA Barris e, na medida em que forem identificadas as necessidades do quadro clínico, serão encaminhadas para a nova unidade de saúde, totalmente equipada”, declarou.
Conforme a gestora, a diferença da Upinha Barris para os antigos gripários é que a unidade possui maior estrutura de acomodação para o cuidado integral com a saúde, permitindo o internamento dos pacientes, inclusive, com sala vermelha para casos graves. A ação é parte das atividades da SMS na Operação Chuva, visando proporcionar um cuidado mais avançado de suporte à vida, especialmente neste período do ano. De abril a junho, é grande a incidência de chuvas e frequente a mudança de temperatura, favorecendo a ocorrência de casos de síndromes gripais.
Ana Paula Matos pontuou ainda a necessidade de continuidade da vacinação contra a Covid-19 e a gripe. “A vacinação é a ferramenta mais eficaz contra as doenças, reduzindo o número de casos, principalmente, os graves e óbitos relacionados aos vírus. Para evitar cenários de maior gravidade, complicações e sobrecarga da rede, é fundamental que cada um faça a sua parte e se imunize por completo".
Outras notícias

Salvador pode ganhar hortas comunitárias e escolares para cultivo de cogumelos e incentivo à alimentação saudável
15 de Agosto de 2025

Marcell Moraes defende investimentos no kart para impulsionar esporte e economia em Salvador
14 de Agosto de 2025

Samuel Júnior defende postura responsável da oposição em debates sobre segurança após posicionamento de Jerônimo
12 de Agosto de 2025

Cardeal da Silva anuncia implantação de 20 casas populares em parceria com o Ministério das Cidades
11 de Agosto de 2025

Samuel Jr. fala em “ditadura do Judiciário” após prisão domiciliar de Bolsonaro e cobra reação da sociedade
07 de Agosto de 2025

Do amor à indecisão 09 de Março de 2018

TSE mantém multa contra campanha de Bolsonaro por fake news 21 de Junho de 2023

Advogado de Lula pede que juiz reconsidere acesso a sistema da Odebrecht 05 de Setembro de 2019

Especialista defende secretário de Cultura de Salvador e questiona fãs de Claudia Leitte sobre postura racista 18 de Dezembro de 2024
