Hospital Municipal de Salvador avança na qualidade e sobe de patamar na acreditação da ONA
A Organização Nacional de Acreditação (ONA), ligada ao Ministério da Saúde e responsável pelo mais importante sistema de acreditação no país, concedeu ao Hospital Municipal de Salvador certificação da qualidade "Acreditado Pleno Nível 2", pela cultura organizacional de melhoria contínua e compromisso com padrões de qualidade e segurança. O atestado envolveu um processo minucioso de avaliação e revisão de procedimentos e protocolos.
“Estamos muito orgulhosos com essa certificação, que assegura a credibilidade do primeiro hospital municipal da capital baiana e promove aos pacientes uma assistência segura e alinhada com o processo de melhoria contínua. Isso porque, essa qualificação atestou e reconheceu o nível de automatização da instituição, a qualidade do atendimento, a eficiência e celeridade dos processos internos; bem como o nível de segurança estrutural, de proteção sanitária e a harmonia entre os diversos setores. Com apenas 5 anos de existência, somos o segundo hospital público local a obter a certificação”, comemorou a vice-prefeita e secretária municipal de Saúde, Ana Paula Matos.
A acreditação ONA é uma das principais metodologias de avaliação e certificação da qualidade de serviços de saúde no Brasil. Foi criada em 1999 baseada em métodos regionais e manuais internacionais de certificação, como da América Latina, Estados Unidos e Inglaterra. A certificação também orienta e monitora os padrões de alta performance em qualidade e segurança, contribui para um maior engajamento da equipe multiprofissional, que atua alinhada às estratégias e diretrizes da instituição. “A consequência disso são pessoas mais satisfeitas”, diz José Antônio Rodrigues Alves, provedor da Santa Casa, enfatizando que essa é uma indicação de que o hospital segue evoluindo.
De acordo com Gustavo Mettig, diretor geral do HMS, a acreditação reforça o compromisso da instituição em investir de forma contínua na adequação e melhoria dos processos internos do HMS, garante maior segurança e reduz os riscos no ambiente hospitalar. Ele acrescenta que essa iniciativa, ao envolver avaliações e melhorias estruturadas, é importante também para incentivar o aperfeiçoamento constante dos serviços. “Queremos seguir operando com nível de qualidade e segurança compatível aos dos melhores hospitais do país”, acrescentou Gustavo Mettig, disse o diretor.
Evolução – Equipamento da Prefeitura Municipal de Salvador exclusivo para atendimento pelo SUS, o HMS funciona na Boca da Mata com estrutura completa, equipe assistencial altamente qualificada e é gerido pela Santa Casa de Misericórdia da Bahia, desde que foi inaugurado em abril de 2018.
Desde novembro de 2021, o Hospital Municipal de Salvador (HMS) alcançou sua primeira certificação - Acreditado ONA – Nível 1. O primeiro dos três níveis emitidos pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), que tem metodologia reconhecida internacionalmente. Agora, com a homologação da certificação de Acreditado Pleno, o HMS subiu de patamar.
Outras notícias
Câmara aprova projeto que autoriza entrada de animais de estimação em hospitais de Salvador
17 de Dezembro de 2025
Bares e restaurantes estão com menu especial para o Natal no Centro Histórico de Salvador; confira
17 de Dezembro de 2025
Dezembro Laranja: profissionais do 16º Centro de Saúde alertam sobre câncer de pele
17 de Dezembro de 2025
Pesquisa Quaest aponta Lula com vantagem de 46% contra 36% de Flávio Bolsonaro em eventual 2º turno de 2026
17 de Dezembro de 2025
Operação da Polícia Civil aprofunda investigação sobre lavagem de dinheiro no setor de combustíveis na Bahia
17 de Dezembro de 2025
Do amor à indecisão 09 de Março de 2018
TSE mantém multa contra campanha de Bolsonaro por fake news 21 de Junho de 2023
Advogado de Lula pede que juiz reconsidere acesso a sistema da Odebrecht 05 de Setembro de 2019
SBT troca especial de Zezé Di Camargo por episódio inédito de Chaves 17 de Dezembro de 2025