SMS recebe visita do Ministério da Saúde para fortalecimento da Campanha de Multivacinação

A Secretaria Municipal da Saúde de Salvador recebeu, nesta sexta-feira (20), a visita do Ministério da Saúde na Unidade de Saúde do Curralinho e na Rede de Frio Municipal – (Cemadi), em acompanhamento das atividades voltadas à Campanha de Multivacinação.

A vice-prefeita e secretária da SMS, Ana Paula Matos, foi a anfitriã do encontro na capital baiana com Eder Gatti, diretor nacional de Imunização e Doenças Imunopreveníveis, e destacou os esforços realizados na rede para assegurar ao máximo a multivacinação.
 
“A SMS tem adotado estratégias almejadas pelo Ministério da Saúde, visando cumprir esta responsabilidade coletiva de todos as esferas governamentais, com o principal objetivo de elevar as coberturas vacinais e impedir a reintrodução e disseminação de doenças preveníveis. Temos o desafio de fortalecer junto à população o importante papel da vacina para assegurar nossa qualidade de vida, proteger e salvar vidas, e mobilizar o maior número de pessoas nessa estratégia tão importante, que é o ato de se vacinar”, destaca a gestora da pasta.

Estiveram também acompanhando a iniciativa representantes da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia ( Sesab); e do munícipio, como a diretora de Vigilância à Saúde, Andrea Salvador e Doiane Lemos, coordenadora de imunização, além da presença ilustre do Zé Gotinha, símbolo nacional da vacinação, além de Vânia Rebouças, da Coordenação Estadual de Imunização, e Rivia Mary de Barros - Superintendente de Vigilância e Proteção da Saúde (SUVISA).

A atividade integra o Movimento Nacional pela Vacinação, lançado em fevereiro deste ano pelo Ministério da Saúde, que de acordo com a pasta, tem o objetivo de retomar a confiança dos brasileiros na cultura de vacinação.
 
Em Salvador, a Secretaria Municipal da Saúde tem somado esforços para ampliar e facilitar o acesso à imunização através de prorrogação de horário de atendimento na rede básica, mobilizações em escolas, creches, lares de acolhimento, abrigos, shoppings, estações rodoviárias e de transbordo, supermercados, associações, e em demais ações, como o Saúde dos Bairros, Dias Ds de multivacinação, e parcerias interinstitucionais envolvendo toda a Prefeitura de Salvador.
 
De acordo com Eder Gatti, o Movimento Nacional pela Vacinação é uma estratégia de comunicação e mobilização e, atreladas a ela acontecem ações de multivacinação de forma regionalizada. Ele também detalhou demais programações da visita à Salvador.
“Apresentamos aos municípios o microplanejamento, que são ferramentas para que consigam fortalecer a sua rotina e direcionar, por exemplo, a vacinação para aquele público que não está vacinado, ou seja, sendo mais efetiva. São estratégias para fortalecer o programa e fazer com o quê a cobertura melhor em cada cidade”, explicou o diretor.

Outras notícias

CIDADE

Lanchinhas que fazem travessia Salvador-Mar Grande seguem com serviços suspensos

26 de Novembro de 2024

CIDADE

Vestibular da Uesb: Consulta aos locais de prova já está disponível

26 de Novembro de 2024

CULTURA

Dia Nacional da Baiana de Acarajé é celebrado com programação especial e lançamento de selo comemorativo

26 de Novembro de 2024

CIDADE

Transalvador amplia prazo para cadastro de veículos para acesso às regiões do Carnaval

26 de Novembro de 2024

CULTURA

Novembro Salvador Capital Afro terá Filhas de Gandhy, Cortejo Afro e Gerônimo

26 de Novembro de 2024

Ver mais

Do amor à indecisão 09 de Março de 2018

TSE mantém multa contra campanha de Bolsonaro por fake news 21 de Junho de 2023

Advogado de Lula pede que juiz reconsidere acesso a sistema da Odebrecht 05 de Setembro de 2019

Consultora racial aponta hipocrisia em esposa de Paquetá sobre caso em Salvador: “dorme com um investigado” 24 de Novembro de 2024

O FENÔMENO DA BAIANA DE BIQUÍNI NO CHILE: Após ser flagrada por TV chilena posando só de biquíni na neve com - 6C 29 de Junho de 2024