Acupuntura e fibromialgia são temas do XXVII Congresso Internacional de Acupuntura em Salvador
O médico anestesiologista, acupunturiatra e clínico da dor, Walter Viterbo será um dos palestrantes do XXVII Congresso Internacional de Acupuntura e V Congresso de Dor do CMBA, que acontece, em Salvador, na próxima sexta-feira (3/11) e sábado (4/11).
Com o tema “Relevância do sinergismo da associação entre acupuntura e clínica da dor no tratamento da fibromialgia”, Dr Viterbo levará experiência e conhecimento com alunos de medicina, profissionais entusiastas e atuantes no segmento.
Segundo dados da Associação Brasileira de Reumatologia (ABR), a fibromialgia caracterizada por dores fortes nas articulações, músculos e tendões, de modo que pode migrar de uma região do corpo para outra, está presente em 3% da população brasileira, atingindo principalmente mulheres de 30 a 50 anos.
A boa notícia para esta parcela da população é que vários estudos e relatos de casos têm validado a eficácia da acupuntura no tratamento da fibromialgia. O Dr. Walter Viterbo corrobora esses relatos e cita uma série de benefícios da terapia milenar. “A acupuntura tem a capacidade de liberar endorfinas, que são neurotransmissores naturais do corpo que têm propriedades analgésicas, o que ajuda a reduzir a dor crônica associada à fibromialgia. A estimulação dos pontos de acupuntura também melhora o fluxo sanguíneo, auxiliando na redução da sensação de formigamento e dormência frequentemente experimentada por pessoas com fibromialgia”, destacou.
Mais informações sobre os congressos estão no site https://congressocmba.com.br/site/.