Módulos de saúde registram 67 atendimentos durante o ‘Pipoco’
No quarto dia de pré-Carnaval, que aconteceu nesta terça-feira (6), durante a realização do ‘Pipoco’, com o cantor Leo Santana, no circuito Tapajós (Ondina/Barra), os módulos assistenciais do Farol da Barra e Morro do Gato registraram 67 atendimentos. Deste total, 49 foram atendimentos clínicos e sem gravidade. As demais ocorrências registradas foram ortopédicas (16) e cirúrgicas (2).
Os módulos de saúde seguem funcionando 24h por dia, incluindo nesta quarta-feira (7), no Circuito Sérgio Bezerra (Farol da Barra/Morro do Cristo), com as bandas de fanfarra. Os foliões contam com uma estrutura no Morro do Gato de dez leitos, sendo nove de observação e um de estabilização, e no Farol da Barra são 20 leitos, sendo 19 de observação e um de estabilização.
Os locais possuem equipes multiprofissionais entre técnicos, enfermeiros, médicos e administrativos para acolher a população. É possível realizar os primeiros socorros como curativos; pequenas cirurgias de trauma na face e aferição de pressão arterial e glicemia, dentre outros procedimentos de urgência e emergência.
”Estamos preparados para assistir os casos com total brevidade no próprio circuito da festa, dando importante apoio ao folião, mas esperamos não que o volume de atendimento seja cada vez menor. Espero mais um evento tranquilo, de paz, responsabilidade e consciência com todo mundo fazendo sua parte, tanto o poder público como a própria população”, destacou a vice-prefeita e secretária da Saúde, Ana Paula Matos
Além da estrutura fixa, foi disponibilizada uma ambulância do tipo Unidade de Suporte Básico (USB), que permaneceu de retaguarda na unidade e assegurou o transporte de pacientes que necessitam de transferências para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) dos Barris.