Secretária de Saúde alerta para o risco do uso das pomadas capilares durante o Carnaval
Módulos de saúde atenderam cinco pessoas com irritação nos olhos causada pelo produto nesta sexta-feira (9)
Penteados estilosos são a cara do Carnaval de Salvador, e para isso, muitas pessoas usam diversos tipos de fixadores, géis e pomadas para manter o cabelo arrumado por mais tempo, mas é preciso cuidado na hora de utilizar o produto. Somente na sexta-feira (09), cinco pacientes do sexo feminino, com idade entre 24 e 47 anos, solicitaram atendimento nos módulos de saúde do circuito Dodô (Barra/Ondina), devido ao quadro de irritação, secreção amarelada, inchaço e visão reduzida, após exposição à chuva e o produto escorrer para os olhos.
A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) alerta e orienta à população sobre os riscos do uso de pomadas modeladoras que não são aprovados pela ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), é importante adotar cuidados como: utilizar apenas produtos aprovados pela Anvisa; ler atentamente o rótulo antes do uso; seguir atentamente as orientações do fabricante; e lavar imediatamente com água corrente, por pelo menos 15 minutos, se o produto entrar em contato com os olhos.
A vice-prefeita e secretária da Saúde, Ana Paula Matos, destaca o trabalho da VISA na fiscalização dos estabelecimentos que vendem o produto “Nossas equipes da Vigilância Sanitária estão desde o ano passado, quando a Anvisa emitiu o alerta dos danos causados por essas pomadas, fazendo a fiscalização e remoção dos produtos que não são seguros à à saúde, mas o que acontece é que as pessoas ainda tem o produto em casa e acabam usando, então a gente pede é que não use, leia a rótulo para se certificar de que não haverá danos à saúde, principalmente dos olhos.”
Medidas adotadas pela SMS -
Tendo em vista a captação dos casos nas últimas 24 horas de intoxicação exógena nos módulos de saúde, ocasionados após o uso de produtos para modelar, fixar ou trançar cabelos, a Vigilância Epidemiológica (VIEP) tem se debruçado na investigação dos casos, objetivando a coleta de informações necessárias para controle do risco associado ao produto, bem como o local em que foram adquiridos. Dos cinco casos apresentados nos módulos de saúde, quatro são trabalhadoras informais (cordeiras). É importante destacar que os profissionais de saúde devem notificar no Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN) a intoxicação exógena para a investigação do caso.
Desde que foram reportados os primeiros casos pela Anvisa, no início de 2023, que a Vigilância Sanitária de Salvador vem monitorando o uso e a comercialização de pomadas modeladoras de cabelos na cidade, reforçando a necessidade de a população redobrar a atenção e os cuidados com o uso destes produtos. O monitoramento foi mantido durante todo o ano de 2023 e, após o ressurgimento de novos casos associados ao uso dos produtos cosméticos e a chegada do período de festas na cidade, incluindo o Carnaval, as ações de fiscalização foram novamente intensificadas nos territórios de todos os Distritos Sanitários, e incluíram os profissionais autônomos que trançam/modelam cabelos, em regiões específicas da cidade que atraem muitos turistas, como o Centro Histórico.
Durante o Carnaval, as equipes técnicas de fiscalização da Visa estão monitorando os serviços que fazem uso de pomadas modeladoras, verificando se o produto utilizado está autorizado pela Anvisa a partir da relação disponibilizada. Válido ressaltar que foram encaminhados para os camarotes um informativo com as resoluções e alerta publicado pela Anvisa, além do link para consulta das pomadas autorizadas, a fim de que pudessem informar seus fornecedores.
Em casos de eventos adversos, o cidadão ou profissional que maneja produtos cosméticos,
ou profissionais de saúde que realizam atendimento, devem notificar o caso à Anvisa. Em caso de verificação da presença e/ou utilização de produtos não autorizados, pode ser utilizado o 156 – ouvidoria do município de Salvador, ou entrar em contato com a Vigilância Sanitária através do e-mail: [email protected].
Outras notícias

Leo Prates lamenta morte do Papa Francisco e ressalta relevância do líder religioso para o mundo: ‘Legado eterno’
21 de Abril de 2025

Coronel Robson Pacheco assume chefia de gabinete do vice-governador Geraldo Júnior
20 de Abril de 2025

Deputado Alex Santana quer acabar com contagem de dias úteis para pagamento de salários; entenda a proposta
15 de Abril de 2025Segundo o projeto do parlamentar, a remuneração deve ser feita no 5º dia do mês para garantir segurança no orçamento dos trabalhadores

Projeto na Câmara de Salvador propõe a transformação do tradicional Sebo Brandão em biblioteca municipal
15 de Abril de 2025

Leo Prates participa de seminário da Frente Parlamentar do Empreendedorismo em Salvador
14 de Abril de 2025

Do amor à indecisão 09 de Março de 2018

TSE mantém multa contra campanha de Bolsonaro por fake news 21 de Junho de 2023

Advogado de Lula pede que juiz reconsidere acesso a sistema da Odebrecht 05 de Setembro de 2019

Especialista defende secretário de Cultura de Salvador e questiona fãs de Claudia Leitte sobre postura racista 18 de Dezembro de 2024
