Centro de Saúde do Pau Miúdo promove ação dedicada à segurança do paciente durante abril
A equipe do 16° Centro de Saúde Maria Conceição Santiago Imbassahy, localizado no bairro Pau Miúdo, em Salvador, dedicou o mês de abril para abordar sobre o cuidado e segurança do paciente. O encerramento das atividades especiais aconteceu na última sexta-feira (26), contando com a participação de profissionais e usuários da unidade.
A ação, intitulada "Abril pela Segurança do Paciente", ocorre em decorrência da celebração do tema, que acontece anualmente no primeiro dia deste mês. O principal objetivo é compartilhar conhecimento e práticas na promoção do cuidado seguro e contínuo daqueles que são atendidos.
No dia que marcou o fim das atividades, o Centro de Saúde, que é administrado pela Fundação ABM de Pesquisa e Extensão (Fabamed), reuniu funcionários e pacientes que estavam em um momento lúdico, com pequenas palestras, bate-papos e realização de jogos para demonstrar a importância do assunto abordado.
Além disso, durante todo o mês de abril, a Comissão de Segurança do Paciente, formada por trabalhadores e que fiscaliza as dependências do local para manter o ambiente seguro, realizou a análise de metas sobre o cuidado com o público e a divulgação de protocolos essenciais para todos as pessoas que compõem o quadro de funcionários, como forma de facilitar o processo de manutenção deste trabalho.
De acordo com a enfermeira e membro da Comissão de Controle e Infecção (CCIH), Luana Rocha, o projeto "Abril pela Segurança do Paciente" é um desdobramento das ações contínuas feitas pelos profissionais, que une humanização e conhecimento. "Assim conseguimos compartilhar informações pertinentes para todos que fazem o Centro de Saúde estar ativo e, além do mais, trazemos o paciente para o centro da discussão e cuidado. Isso é o exemplo real do princípio de acolhimento, tão essencial para a saúde pública", completou.
Todas essas iniciativas fazem parte do trabalho exercido pela Fabamed nas instituições que por ela são geridas, tratando como foco prioritário no aprimoramento associado à educação de saúde e prevenção nos diversos âmbitos.