Abril Verde: UPA San Martin realiza ação sobre segurança no trabalho
O cuidado com os pacientes começa pelo cuidado dos trabalhadores. É o que ressalta o Movimento Abril Verde, que busca conscientizar e difundir a cultura de Saúde e Segurança no Trabalho (SST).
No Brasil, a Lei nº 11.121/2005 instituiu o dia 28 de abril como sendo o Dia Nacional em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho, e a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) San Martin, em Salvador (BA), sob gestão do Instituto Saúde e Cidadania (ISAC), reservou o dia 25 de abril para abordar sobre este tema tão relevante.
Para Vanessa Ribeiro, diretora-geral da UPA San Martin, a importância da campanha é vasta e impacta a todos. “Reservar um momento para falar sobre a segurança do trabalho é essencial, pois faz com que os colaboradores reflitam sobre o seu processo de trabalho, quais protocolos cumprir, assim como entender que essa responsabilidade é conjunta, ou seja, que empresa e trabalhadores promovem juntos a segurança no trabalho”, destaca.
Durante a ação, foram abordados os tipos de acidentes de trabalho e doenças ocupacionais a fim de conscientizar os profissionais para promover um ambiente de trabalho mais seguro para todos. Também foram compartilhadas algumas frases e pensamentos para ajudar a fixar o conceito, como “A Pressa é Inimiga da Segurança”, “Ambiente Seguro, Trabalhador Saudável”, “Torne a Segurança um Hábito”, entre outros, simulando os frutos de uma árvore, que por sua vez representava a segurança no trabalho.
De acordo com Cristiane Souza, técnica de SST na UPA San Martin e palestrante do evento, a ação foi bastante positiva. “É sempre de extrema relevância falar sobre as ações relacionadas à saúde e segurança voltadas para o trabalhador, pois ajuda a promover uma cultura de prevenção para um ambiente de trabalho mais seguro para todos. Este ano, promovemos uma ação diferente, com uma dinâmica que chamou a atenção dos colaboradores sobre o tema. Foi bastante positivo”, avalia.
Abril Verde e os trabalhadores
Em vários países, o dia 28 de abril é celebrado como o Dia Mundial da Segurança e da Saúde no Trabalho. A data homenageia os 78 trabalhadores que, em 1969, perderam a vida em um acidente em uma mina, nos Estados Unidos. A repercussão do acidente comoveu e alcançou movimentos sociais e de trabalhadores em outros países, inclusive o Brasil, que passaram a lutar por melhores condições de trabalho.
Décadas depois, a Organização Internacional do Trabalho (OIT) instituiu, em 2003, o dia 28 de abril como o Dia Mundial da Segurança e da Saúde no Trabalho, em memória às vítimas de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho, e pela promoção de um trabalho digno, seguro e saudável, o que foi adotado por diversos países.
E sua importância se traduz em números. De acordo com dados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), de 2012 a 2022, o Brasil registrou mais de 6 milhões de acidentes de trabalho, que resultaram em mais de 2 milhões de afastamentos, o que reforça a importância da campanha.
Neste sentido, o ISAC, por meio da UPA San Martin, incentiva e promove ações como a campanha do Abril Verde, aproximando os colaboradores e a instituição para que juntos possam construir um ambiente de trabalho saudável e que todos se sintam bem e seguros.