Vigilância Sanitária promove fiscalização e ação educativa com foco em produtos juninos

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS), através da Vigilância Sanitária (Visa), vem promovendo uma série de ações de boas práticas em feiras e mercados de Salvador, visando os produtos típicos do São João. Nesta quarta-feira (19), os fiscais estiveram no Mercado do Rio Vermelho (Ceasinha), onde entregaram folhetos explicativos aos clientes e conversaram com os comerciantes sobre boas práticas.

O objetivo do encontro é garantir que os produtos oferecidos aos consumidores tenham qualidade máxima, através da orientação dos profissionais, que é feita pela equipe técnica da Visa. Durante a vistoria, os agentes dão dicas sobre o manejo dos alimentos, armazenamento, contaminações e como evitá-las, como e com que frequência deve ser feita a limpeza dos locais onde as comidas são manipuladas, entre outras orientações sobre as regras sanitárias para o comércio seguro dos produtos.

A chefe de Alimentos da Visa, Emanuela Brito, conta que é importante fazer o trabalho educativo com os comerciantes justamente para orientar quais os cuidados do transporte, armazenamento, na conservação dos itens para que eles possam oferecer um produto de qualidade e que não venha a ocasionar problemas de saúde. “Nesta época, nós fiscalizamos os produtos juninos, como milho, amendoim, licor e, até o momento, o que encontramos mais são produtos no chão, especialmente in natura”, diz.

Além dos comerciantes, os consumidores também recebem uma cartilha com os cuidados a serem tomados a respeito da compra e armazenamento dos produtos. “Até porque quando preparamos canjica, mingau, que são perecíveis, se não tivermos cuidado, pode ocorrer contaminação. Também recomendamos atenção ao cozimento do amendoim, evitando o excesso de sal, por exemplo”, completa Emanuela.

Aprovação – Freguesa da Ceasinha, a comerciante Rafaela Belmonte, de 44 anos, aprovou a presença dos fiscais da Visa no local. “Eu sempre compro meus produtos aqui e acho ótimo ter a Vigilância Sanitária no local. É muito importante porque os produtos precisam estar bem expostos, separados entre avariados ou não, e a validade. Vim procurar o licor de jenipapo e maracujá, e acabei comprando também paçoquinha e bananinha para enfeitar a mesa. Mas o milho e amendoim também não vão faltar”, disse.

Com 35 anos atuando na feira, o comerciante Augusto Henrique Pereira, de 74 anos, também elogiou a equipe de agentes. “Todas as vezes que eles vieram foi para nos educar sobre como manusear e transportar as mercadorias, e manter tudo limpo. Eles exigem nossos alvarás, todos os trâmites e mantenho tudo em dia. Eles vêm direto, o ano todo, e acho muito bom, porque o mesmo alimento que eu distribuo para os clientes, eu levo para minha casa, família e netos. Então temos que tratar com o maior cuidado”.

Na quinta-feira (20), a vistoria acontece nos Distritos Sanitários de Itapuã (no Mercado Municipal e no Nacs do bairro), e Itapagipe (na Feirinha do Jardim Cruzeiro e Feira do Curtume).

Outras notícias

POLÍTICA

Coronel Robson Pacheco assume chefia de gabinete do vice-governador Geraldo Júnior

20 de Abril de 2025

POLÍTICA

Deputado Alex Santana quer acabar com contagem de dias úteis para pagamento de salários; entenda a proposta

15 de Abril de 2025

Segundo o projeto do parlamentar, a remuneração deve ser feita no 5º dia do mês para garantir segurança no orçamento dos trabalhadores

POLÍTICA

Projeto na Câmara de Salvador propõe a transformação do tradicional Sebo Brandão em biblioteca municipal

15 de Abril de 2025

POLÍTICA

Leo Prates participa de seminário da Frente Parlamentar do Empreendedorismo em Salvador

14 de Abril de 2025

SAÚDE

Saúde de Salvador oferta serviços no Parque da Cidade neste sábado (12)

12 de Abril de 2025

Ver mais

Do amor à indecisão 09 de Março de 2018

TSE mantém multa contra campanha de Bolsonaro por fake news 21 de Junho de 2023

Advogado de Lula pede que juiz reconsidere acesso a sistema da Odebrecht 05 de Setembro de 2019

Especialista defende secretário de Cultura de Salvador e questiona fãs de Claudia Leitte sobre postura racista 18 de Dezembro de 2024

Consultora racial aponta hipocrisia em esposa de Paquetá sobre caso em Salvador: “dorme com um investigado” 24 de Novembro de 2024