Pré-natais e testes do pezinho são ofertados pelo SUS em Salvador

Mais de 52 mil gestantes foram acolhidas no primeiro semestre deste ano para acompanhamento nos postos de saúde

Futuras mamães e puérperas encontram na rede municipal da saúde de Salvador, dois serviços importantes para o desenvolvimento dos bebês, prevenção e/ou detecção precoce de doenças nos primeiros meses de vida ou gestação: pré-natal e teste do pezinho.

Atualmente, 160 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da capital realizam o atendimento pré-natal. Esse acolhimento é feito por enfermeiros, médicos generalistas e ou profissionais obstetras. A subcoordenadora da Estratégia de Saúde da Família, Bárbara Santana, explica que ao procurar uma UBS, a gestante passa a ter acompanhamento de toda a gestação de forma segura. No primeiro semestre deste ano, a SMS acolheu mais de 52 mil mulheres nos postos de saúde para acompanhamento do pré-natal.

“Na primeira consulta são realizados os testes rápidos para Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), bem como feitas pesquisas de anemia, diabetes e outras doenças ou alterações. Em casos de ISTs positivas, por exemplo, a gestante é vinculada a uma unidade de referência para acompanhamento especializado. O procedimento de ultrassonografia obstétrica também é oferecido pela rede, com agendamento feito na própria unidade. Ou seja, prestamos toda assistência para o desenvolvimento saudável do bebê e redução de riscos para as mamães”, disse.

Outro importante aliado para detecção precoce de agravos nos primeiros dias de vida do bebê, o Teste do Pezinho, também é ofertado pelo SUS na capital baiana. No primeiro semestre deste ano, cerca de 10 mil exames foram realizados nas Unidades Básicas de Saúde.

MÃE SALVADOR

O Programa Mãe Salvador incentiva a realização do pré-natal através de da oferta de benefícios para gestante, dentre eles disponibilizar o transporte público e gratuito para que ela possa de deslocar para as consultas de pré-natal e realização de exames. Este ano, a estratégia da SMS contemplou 7.744 gestantes com o Programa Mãe Salvador. Dessa forma, a SMS proporciona o atendimento humanizado e com hora marcada nas unidades de saúde que realizam o pré-natal.

“A consulta de pré-natal deve ter início, preferencialmente, até a 12ª semana de gestação, e seguir em intervalos preestabelecidos (semanalmente a partir da 36ª semana). Vale ressaltar que não existe alta do pré-natal; a continuidade do atendimento deve acontecer até o parto e, posteriormente, se estender com a consulta puerperal”, explica Bárbara Santana.

Outras notícias

POLÍTICA

“Ideia inovadora”, destaca Marcell Moraes sobre adoção de coleiras refletivas para animais em Lauro de Freitas

21 de Novembro de 2025

EDUCAÇÃO

CBN Educa+ debate importância dos cursos técnicos com professora Marta Costa Beck

21 de Novembro de 2025

Especialista com mais de 40 anos de experiência detalha impactos sociais da formação profissional e destaca potencial de crescimento da área tecnológica.

SAÚDE

Consultórios na Rua fortalecem cuidado e ampliam acesso à saúde da população em situação de rua

21 de Novembro de 2025

POLÍTICA

Câmara Municipal: Medalha de Honra Mulher Empreendedora destaca trajetória da sanitarista Paula Pitanga na saúde pública

20 de Novembro de 2025

SAÚDE

Profissionais do 16º Centro de Saúde de Salvador reforçam desafios para engajar homens na prevenção do câncer de próstat

19 de Novembro de 2025

Doença tem 75% de chance de cura quando descoberto cedo, mas resistência masculina é a principal preocupação

Ver mais

Do amor à indecisão 09 de Março de 2018

TSE mantém multa contra campanha de Bolsonaro por fake news 21 de Junho de 2023

Advogado de Lula pede que juiz reconsidere acesso a sistema da Odebrecht 05 de Setembro de 2019

Andressa Urach conta que chegou a agredir o filho por temer que ele fosse gay 19 de Novembro de 2025

Léo Santana celebra 20 anos de carreira com show gratuito no Comércio no Dia da Consciência Negra 18 de Novembro de 2025