Pré-natais e testes do pezinho são ofertados pelo SUS em Salvador
Mais de 52 mil gestantes foram acolhidas no primeiro semestre deste ano para acompanhamento nos postos de saúde
Futuras mamães e puérperas encontram na rede municipal da saúde de Salvador, dois serviços importantes para o desenvolvimento dos bebês, prevenção e/ou detecção precoce de doenças nos primeiros meses de vida ou gestação: pré-natal e teste do pezinho.
Atualmente, 160 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da capital realizam o atendimento pré-natal. Esse acolhimento é feito por enfermeiros, médicos generalistas e ou profissionais obstetras. A subcoordenadora da Estratégia de Saúde da Família, Bárbara Santana, explica que ao procurar uma UBS, a gestante passa a ter acompanhamento de toda a gestação de forma segura. No primeiro semestre deste ano, a SMS acolheu mais de 52 mil mulheres nos postos de saúde para acompanhamento do pré-natal.
“Na primeira consulta são realizados os testes rápidos para Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), bem como feitas pesquisas de anemia, diabetes e outras doenças ou alterações. Em casos de ISTs positivas, por exemplo, a gestante é vinculada a uma unidade de referência para acompanhamento especializado. O procedimento de ultrassonografia obstétrica também é oferecido pela rede, com agendamento feito na própria unidade. Ou seja, prestamos toda assistência para o desenvolvimento saudável do bebê e redução de riscos para as mamães”, disse.
Outro importante aliado para detecção precoce de agravos nos primeiros dias de vida do bebê, o Teste do Pezinho, também é ofertado pelo SUS na capital baiana. No primeiro semestre deste ano, cerca de 10 mil exames foram realizados nas Unidades Básicas de Saúde.
MÃE SALVADOR
O Programa Mãe Salvador incentiva a realização do pré-natal através de da oferta de benefícios para gestante, dentre eles disponibilizar o transporte público e gratuito para que ela possa de deslocar para as consultas de pré-natal e realização de exames. Este ano, a estratégia da SMS contemplou 7.744 gestantes com o Programa Mãe Salvador. Dessa forma, a SMS proporciona o atendimento humanizado e com hora marcada nas unidades de saúde que realizam o pré-natal.
“A consulta de pré-natal deve ter início, preferencialmente, até a 12ª semana de gestação, e seguir em intervalos preestabelecidos (semanalmente a partir da 36ª semana). Vale ressaltar que não existe alta do pré-natal; a continuidade do atendimento deve acontecer até o parto e, posteriormente, se estender com a consulta puerperal”, explica Bárbara Santana.