Pré-natais e testes do pezinho são ofertados pelo SUS em Salvador

Mais de 52 mil gestantes foram acolhidas no primeiro semestre deste ano para acompanhamento nos postos de saúde

Futuras mamães e puérperas encontram na rede municipal da saúde de Salvador, dois serviços importantes para o desenvolvimento dos bebês, prevenção e/ou detecção precoce de doenças nos primeiros meses de vida ou gestação: pré-natal e teste do pezinho.

Atualmente, 160 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da capital realizam o atendimento pré-natal. Esse acolhimento é feito por enfermeiros, médicos generalistas e ou profissionais obstetras. A subcoordenadora da Estratégia de Saúde da Família, Bárbara Santana, explica que ao procurar uma UBS, a gestante passa a ter acompanhamento de toda a gestação de forma segura. No primeiro semestre deste ano, a SMS acolheu mais de 52 mil mulheres nos postos de saúde para acompanhamento do pré-natal.

“Na primeira consulta são realizados os testes rápidos para Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), bem como feitas pesquisas de anemia, diabetes e outras doenças ou alterações. Em casos de ISTs positivas, por exemplo, a gestante é vinculada a uma unidade de referência para acompanhamento especializado. O procedimento de ultrassonografia obstétrica também é oferecido pela rede, com agendamento feito na própria unidade. Ou seja, prestamos toda assistência para o desenvolvimento saudável do bebê e redução de riscos para as mamães”, disse.

Outro importante aliado para detecção precoce de agravos nos primeiros dias de vida do bebê, o Teste do Pezinho, também é ofertado pelo SUS na capital baiana. No primeiro semestre deste ano, cerca de 10 mil exames foram realizados nas Unidades Básicas de Saúde.

MÃE SALVADOR

O Programa Mãe Salvador incentiva a realização do pré-natal através de da oferta de benefícios para gestante, dentre eles disponibilizar o transporte público e gratuito para que ela possa de deslocar para as consultas de pré-natal e realização de exames. Este ano, a estratégia da SMS contemplou 7.744 gestantes com o Programa Mãe Salvador. Dessa forma, a SMS proporciona o atendimento humanizado e com hora marcada nas unidades de saúde que realizam o pré-natal.

“A consulta de pré-natal deve ter início, preferencialmente, até a 12ª semana de gestação, e seguir em intervalos preestabelecidos (semanalmente a partir da 36ª semana). Vale ressaltar que não existe alta do pré-natal; a continuidade do atendimento deve acontecer até o parto e, posteriormente, se estender com a consulta puerperal”, explica Bárbara Santana.

Outras notícias

SAÚDE

Pontos de Cidadania ampliam acesso a direitos e fortalecem cuidado à população em situação de rua em Salvador

15 de Dezembro de 2025

SAÚDE

Salvador sedia seminário franco-brasileiro que marca avanço histórico na atenção obstétrica com ampliação da analgesia d

15 de Dezembro de 2025

CIDADE

Trânsito na Av. Tancredo Neves será alterado para avanço nas obras de viaduto

12 de Dezembro de 2025

POLÍTICA

Assembleia Legislativa da Bahia aprova dois novos empréstimos após longa sessão com obstrução da oposição

12 de Dezembro de 2025

CULTURA

Quase 1 milhão de turistas visitam Salvador com receita de R$ 2 bilhões durante Novembro Salvador Capital Afro

12 de Dezembro de 2025

Ver mais

Do amor à indecisão 09 de Março de 2018

TSE mantém multa contra campanha de Bolsonaro por fake news 21 de Junho de 2023

Advogado de Lula pede que juiz reconsidere acesso a sistema da Odebrecht 05 de Setembro de 2019

Lexa se emociona ao comentar indicação no Prêmio Multishow: “Estar de pé já é uma vitória” 11 de Dezembro de 2025

O Kanalha conquista prêmio e presta homenagem a Preta Gil: “Torcendo por mim” 10 de Dezembro de 2025