UPA Santo Antônio é eleita como destaque nacional em parcerias público-privadas de impacto social
A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Santo Antônio foi destaque como um dos cases de sucesso de contrato de gestão na saúde pública, durante o evento do Mapa da Contratualização, promovido pela Organização da Sociedade Civil Comunitas, em São Paulo. A estrutura integra a rede de urgência e emergência da Prefeitura de Salvador e é gerida pela Obras Sociais Irmã Dulce (Osid).
A seleção ocorreu em âmbito nacional e reconheceu a unidade pela eficiência nas atividades realizadas dentro de uma parceria público-privada, levando em conta critérios como replicabilidade, resultados e impacto, economicidade, inovação e transparência. A UPA Santo Antônio se destacou pelo pioneirismo na oferta de Serviço de Atenção Domiciliar e atendimento médico psiquiátrico 24h.
“É muito gratificante ver um equipamento nosso ter esse reconhecimento, resultado de muito trabalho e dedicação. É também o fruto que estamos colhendo dessa parceria de sucesso com a Osid, uma organização social de muita credibilidade, alinhada à nossa missão de oferecer uma saúde humanizada e acolhedora e que, por isso, também faz a gestão do Hospital do Homem. São esses avanços pelos quais trabalhamos incessantemente, porque ao entender a realidade da população e atender suas necessidades, fazemos saúde pública efetiva e de qualidade”, destacou o titular da SMS, Alexandre Reis.
A superintendente das Obras Sociais Irmã Dulce, Maria Rita Pontes, disse estar muito feliz com a notícia de que a UPA Santo Antônio foi reconhecida nacionalmente como modelo na área da Saúde entre parcerias público-privadas de impacto social. “Nossa gratidão a todos os profissionais da unidade, os quais carregam, no atendimento diário ao público, a verdadeira essência do Amar e Servir, missão essa tão enraizada na origem das Obras Sociais Irmã Dulce e na caminhada de sua fundadora, a Santa Dulce dos Pobres”, afirmou.
Estrutura – Inaugurada em junho de 2020, a UPA Santo Antônio possui seis consultórios médicos, um consultório odontológico, laboratório, central de material esterilizado, duas salas de classificação de risco – uma para adulto e outra para pediátrico –, sala de reanimação, sala de sutura, sala de gesso, sala de medicação, sala de inalação, observação adulto (masculino e feminino) e pediátrica. Além disso, há uma recepção, áreas administrativas e salas para infraestrutura, tais como copa, vestiários, depósito de material de limpeza e almoxarifado.
São 26 leitos no total, sendo quatro de reanimação, 19 de observação adulto, cinco pediátricos e mais três de isolamento. Há, ainda, duas salas de inaloterapia (adulto e pediátrico), duas de administração de medicamentos (adulto e pediátrico), além de espaços de raio-x, ECG e sutura, serviço social, farmácia, laboratório e almoxarifado.
O atendimento psiquiátrico funciona em regime 24h e permite o atendimento de casos como surto psicótico, por exemplo, sendo o paciente encaminhado depois para um Centro de Atenção Psicossocial (Caps), se necessário. A UPA Santo Antônio abriga ainda uma base do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) para atendimento às demandas da região e dar suporte à regulação de pacientes a hospitais.
Outras notícias

Deputado Alex Santana quer acabar com contagem de dias úteis para pagamento de salários; entenda a proposta
15 de Abril de 2025Segundo o projeto do parlamentar, a remuneração deve ser feita no 5º dia do mês para garantir segurança no orçamento dos trabalhadores

Projeto na Câmara de Salvador propõe a transformação do tradicional Sebo Brandão em biblioteca municipal
15 de Abril de 2025

Leo Prates participa de seminário da Frente Parlamentar do Empreendedorismo em Salvador
14 de Abril de 2025

Saúde de Salvador oferta serviços no Parque da Cidade neste sábado (12)
12 de Abril de 2025

ALBA celebra aniversário de 377 anos do Exército em sessão especial
11 de Abril de 2025

Do amor à indecisão 09 de Março de 2018

TSE mantém multa contra campanha de Bolsonaro por fake news 21 de Junho de 2023

Advogado de Lula pede que juiz reconsidere acesso a sistema da Odebrecht 05 de Setembro de 2019

Especialista defende secretário de Cultura de Salvador e questiona fãs de Claudia Leitte sobre postura racista 18 de Dezembro de 2024
