Salvador possui 12 unidades de saúde para atendimento gratuito de emergências odontológicas
A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) oferece atendimento para urgências e emergências odontológicas em 11 unidades de saúde espalhadas por Salvador. O serviço está disponível 24 horas na Unidade de Atendimento Odontológico (UAO), localizada no Dique do Tororó, e na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Hélio Machado, em Itapuã. Outras nove UPAs oferecem atendimento das 7h às 19h: Brotas, Vale dos Barris, San Martin, Pirajá/Santo Inácio, Paripe, Parque São Cristóvão, Adroaldo Albergaria (Periperi), Valéria, Santo Antônio (Cidade Baixa), além do Pronto Atendimento Edson Teixeira, em Pernambués.
A coordenadora da Saúde Bucal da SMS, Mylena Leal, ressalta a importância desses serviços na rede municipal. “Emergências odontológicas exigem atenção rápida e precisa. Por isso, estamos presentes nas UPAs para atender demandas de saúde bucal que não podem esperar. Nossos profissionais fornecem a primeira assistência e avaliam a necessidade de encaminhamento para unidades básicas de saúde e centros de especialidades odontológicas, que operam de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h”, explica.
A gerente de Urgência e Emergência da SMS, Camilla Cumming, destaca a relevância do atendimento odontológico nas UPAs. “Esse serviço é essencial para resolver casos que podem evoluir e causar complicações, muitas vezes evitando a necessidade de internamento. Quanto mais cedo a intervenção, maiores são as chances de recuperação do paciente, sem sequelas”, afirma.
Serviço – Os dentistas dessas unidades prestam atendimento a pacientes com dor aguda, infecções dentárias e bucofaciais, inflamação na polpa ou nervo do dente, hemorragias gengivais, queda de próteses provisórias, traumas dentários, fraturas e luxações da articulação temporomandibular (ATM), além de tratar lesões cariosas, problemas periodontais e abscessos. Também são realizados exames diagnósticos como radiografias periapicais, drenagens de abscessos, reimplantes dentários e contenção de dentes traumatizados.
Paloma Sousa, moradora de Brotas, procurou a UAO Dique em busca de atendimento de urgência devido a uma dor intensa no dente. “O atendimento foi excelente. O profissional foi muito educado e me orientou bem. Realizei os exames sem sentir dor durante o procedimento, o que é raro”, relata.
A gerente da UAO Dique, Jéssica Porto, diz que a unidade recebe cerca de 100 pacientes por dia, com uma equipe média de três a quatro dentistas de plantão. “O fluxo é bastante intenso das 7h às 19h. Fora desse horário, o movimento diminui, mas ainda assim é bastante movimento, valendo nossa atuação ininterrupta”, acrescenta.
Outras notícias

Deputado Alex Santana quer acabar com contagem de dias úteis para pagamento de salários; entenda a proposta
15 de Abril de 2025Segundo o projeto do parlamentar, a remuneração deve ser feita no 5º dia do mês para garantir segurança no orçamento dos trabalhadores

Projeto na Câmara de Salvador propõe a transformação do tradicional Sebo Brandão em biblioteca municipal
15 de Abril de 2025

Leo Prates participa de seminário da Frente Parlamentar do Empreendedorismo em Salvador
14 de Abril de 2025

Saúde de Salvador oferta serviços no Parque da Cidade neste sábado (12)
12 de Abril de 2025

ALBA celebra aniversário de 377 anos do Exército em sessão especial
11 de Abril de 2025

Do amor à indecisão 09 de Março de 2018

TSE mantém multa contra campanha de Bolsonaro por fake news 21 de Junho de 2023

Advogado de Lula pede que juiz reconsidere acesso a sistema da Odebrecht 05 de Setembro de 2019

Especialista defende secretário de Cultura de Salvador e questiona fãs de Claudia Leitte sobre postura racista 18 de Dezembro de 2024
