Salvador possui 12 unidades de saúde para atendimento gratuito de emergências odontológicas
A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) oferece atendimento para urgências e emergências odontológicas em 11 unidades de saúde espalhadas por Salvador. O serviço está disponível 24 horas na Unidade de Atendimento Odontológico (UAO), localizada no Dique do Tororó, e na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Hélio Machado, em Itapuã. Outras nove UPAs oferecem atendimento das 7h às 19h: Brotas, Vale dos Barris, San Martin, Pirajá/Santo Inácio, Paripe, Parque São Cristóvão, Adroaldo Albergaria (Periperi), Valéria, Santo Antônio (Cidade Baixa), além do Pronto Atendimento Edson Teixeira, em Pernambués.
A coordenadora da Saúde Bucal da SMS, Mylena Leal, ressalta a importância desses serviços na rede municipal. “Emergências odontológicas exigem atenção rápida e precisa. Por isso, estamos presentes nas UPAs para atender demandas de saúde bucal que não podem esperar. Nossos profissionais fornecem a primeira assistência e avaliam a necessidade de encaminhamento para unidades básicas de saúde e centros de especialidades odontológicas, que operam de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h”, explica.
A gerente de Urgência e Emergência da SMS, Camilla Cumming, destaca a relevância do atendimento odontológico nas UPAs. “Esse serviço é essencial para resolver casos que podem evoluir e causar complicações, muitas vezes evitando a necessidade de internamento. Quanto mais cedo a intervenção, maiores são as chances de recuperação do paciente, sem sequelas”, afirma.
Serviço – Os dentistas dessas unidades prestam atendimento a pacientes com dor aguda, infecções dentárias e bucofaciais, inflamação na polpa ou nervo do dente, hemorragias gengivais, queda de próteses provisórias, traumas dentários, fraturas e luxações da articulação temporomandibular (ATM), além de tratar lesões cariosas, problemas periodontais e abscessos. Também são realizados exames diagnósticos como radiografias periapicais, drenagens de abscessos, reimplantes dentários e contenção de dentes traumatizados.
Paloma Sousa, moradora de Brotas, procurou a UAO Dique em busca de atendimento de urgência devido a uma dor intensa no dente. “O atendimento foi excelente. O profissional foi muito educado e me orientou bem. Realizei os exames sem sentir dor durante o procedimento, o que é raro”, relata.
A gerente da UAO Dique, Jéssica Porto, diz que a unidade recebe cerca de 100 pacientes por dia, com uma equipe média de três a quatro dentistas de plantão. “O fluxo é bastante intenso das 7h às 19h. Fora desse horário, o movimento diminui, mas ainda assim é bastante movimento, valendo nossa atuação ininterrupta”, acrescenta.